Campanhas de conscientização sobre saúde têm efeito positivo nas consultas médicas

As ações realizadas pelos munícipios nas diversas frentes da saúde provocam a busca por informação da população

Vinícius Vieira

O câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente entre os homens, sendo superado apenas pelo câncer de pele. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Mesmo que seja uma doença comum, por conta de um preconceito envolto a esta condição, muitos homens preferem não falar sobre.

É por conta disso que surgem campanhas de conscientização que buscam passar informação sobre algum assunto, ao exemplo do setembro amarelo que trata sobre a saúde mental e o outubro rosa, que é um diálogo sobre o câncer de mama. Para o Urologista, Felipe Barbeta, as campanhas têm um efeito positivo na população. “Todos anos percebemos que os pacientes estão bem atentos e vem até nós porque querem estar cuidando da sua saúde, mesmo com isso tudo, ainda faltam muitas informações. E se percebe muita dúvida nas pessoas, mas por conta dessas campanhas, já se tem uma noção de que tem que buscar se cuidar nesses sentidos”, explica o especialista.

Durante o mês de novembro, a prefeitura de Blumenau promoveu alguns eventos, como o dia de cuidados à saúde no Parque Ramiro, além da proposta de algumas unidades de saúde estarem abertas fora do horário habitual para consultas masculinas, como são chamados os atendimentos voltados às necessidades dos homens e suas especificidades.

O CÂNCER DE PRÓSTATA

Entre os sintomas da fase inicial, está a dificuldade de urinar e a necessidade de urinar mais vezes que o normal ao longo do dia. Quando estes ou outros sinais são detectados, exames podem ser feitos para detectar a presença ou não da doença. Dois tipos de testes podem ser feitos, o exame de antígenos específicos da próstata (mais conhecido como PSA), que ao sinalizar um resultado positivo, não indica necessariamente o câncer, mas indica também outras doenças na próstata. Já o exame de toque é rápido e identifica problemas no reto do homem, mas para que haja a certificação do diagnóstico, deve ser feita uma biópsia. 

Para mais informações, acesse o portal do ministério da saúde.

Errata: na edição original do texto, foi citado um evento da prefeitura de forma equivocada, não houve caminhada em prol da saúde, sim um evento no Parque Ramiro que promovia vários serviços e ações relacionados à saúde.

2 comentários sobre “Campanhas de conscientização sobre saúde têm efeito positivo nas consultas médicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s