Rede Municipal da Saúde do Homem de Jaraguá do Sul terá primeira feijoada beneficente

O intuito do evento é o de arrecadar recursos para fazer melhorias na sede da entidade

Neste próximo sábado (9/10), a Rede Municipal da Saúde do Homem, em parceria com a Associação Beneficente Novo Amanhã, promoverá uma feijoada beneficente. O intuito do evento é o de arrecadar recursos para fazer melhorias na sede da entidade.

O valor do ticket da feijoada é de R$ 30. Ele pode ser retirado na sede da Rede Municipal da Saúde do Homem ou na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro do Rio Cerro.

Em novembro de 2020, a cidade de Jaraguá do Sul se tornou sede da Rede Nacional e Municipal da Saúde do Homem. A sede da instituição está localizada no antigo depósito da empresa Breithaupt, em frente ao Supermercado Giassi, na Rua Expedicionário Gumercindo da Silva, nº 311.

O objetivo da entidade é o de ajudar os homens que foram diagnosticados com câncer de próstata desde o momento do diagnóstico e até a finalização do tratamento da doença.

Créditos da imagem: Camila Sepka/ Divulgação/ Nosso TAL

Devido a pandemia do novo coronavírus, a entidade não conseguiu realizar os projetos planejados para o ano de 2020. Desta forma, a feijoada marcada para o segundo final de semana de outubro de 2021 é o primeiro realizado pela entidade visando arrecadar recursos desde que ela foi criada.

Ações da entidade para o Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento importante que acontece anualmente com o intuito de conscientizar os homens sobre os cuidados em relação ao câncer de próstata, entre outras doenças.

Em 2021, a programação que visa informar os homens sobre estes temas ocorrerá entre os dias 1º e 30 de novembro em Jaraguá do Sul e em diversas cidades de Santa Catarina e do país. O foco da campanha será a prevenção do câncer de próstata, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Entre as entidades envolvidas na campanha do Novembro Azul em 2021 está a Rede Municipal da Saúde do Homem de Jaraguá do Sul, que organizará uma programação especial.

Durante o mês de novembro, a entidade disponibilizará o exame PSA com um valor mais acessível para a comunidade. Este exame é utilizado principalmente para o rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. Geralmente é indicado fazer este exame uma vez ao ano a partir dos 45 anos de idade.

“Estamos trabalhando junto com os laboratórios de Jaraguá do Sul para disponibilizarmos a toda a comunidade o exame PSA no valor de R$ 25”.

Arlindo Rincos, presidente da Rede Municipal da Saúde do Homem de Jaraguá do Sul

Quando o assunto é a saúde do homem, o diagnóstico de doenças como o câncer de próstata é complicado. Conforme indica a Sociedade Brasileira de Urologia, 80% deste público deixa de fazer os exames para detectar a doença por preconceito, o que acaba atrasando o diagnóstico e agrava a situação de quem descobre que tem esse tipo de câncer.

A Rede Municipal da Saúde do Homem de Jaraguá do Sul quer mudar esta realidade, combatendo o preconceito dos homens para fazer os exames preventivos. “Temos que quebrar esse tabu. As mulheres começam jovem a fazer toda a prevenção e os homens não, por conta do preconceito que existe na sociedade”, comenta Arlindo Rincos.

 

Entenda como foi criado o Novembro Azul

O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003, quando dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, estavam festejando em um pub e perceberam que ficavam bem de bigode. Neste momento, os amigos resolveram deixar os bigodes crescerem durante o mês de novembro com o intuito de chamar a atenção dos homens em relação aos cuidados da própria saúde. Em paralelo, a mãe de um colega dos amigos levantava fundos para o combate de câncer de mama. Ela influenciou Garone e Slattery para que eles trabalhassem para conscientizar sobre a saúde masculina. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida com o objetivo de diminuir o tabu que existe entre uma parcela importante dos homens da busca por um médico para fazer o exame de toque.

Repórter: Isabelle Stringari Ribeiro.
Editora: Camila Sepka.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s