Projeto prevê parque natural para a Vila Itoupava

Se aprovado, Parque Natural Municipal Claus Feldmann será o primeiro da região das Itoupavas

Júlia Laurindo

No dia 14 de setembro de 2020 o Conselho Municipal de Desenvolvimento do Distrito da Vila Itoupava aprovou a proposta de criação do primeiro parque municipal da região. O Parque Natural Municipal Claus Feldmann está previsto para ter sua entrada nos fundos do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava. Se aprovado, o local permitirá a visitação e a preservação de pouco mais de 20 mil metros quadrados entre áreas verdes e preservadas. A discussão para a estruturação de uma área pública que pudesse sediar uma unidade de conservação no bairro surgiu em 2019.

A aprovação para a criação da área foi feita por unanimidade pelos participantes da reunião em 2019. O evento seguinte relacionado à criação do parque foi a realização de uma audiência pública no dia 21 de setembro de 2020 na Sociedade Serrinha. O objetivo da reunião foi debater o assunto e explicar com transparência para os moradores da Vila Itoupava sobre como será desenvolvido o processo de criação desta unidade de conservação.

Leandro da Silva, intendente distrital da Vila Itoupava, explica que as atividades de cunho educacional com caráter ambiental que já eram desenvolvidas no Centro Turístico e Cultural motivaram a elaboração do projeto.


“Além da própria condição de termos um ribeirão, o Saxônia, cachoeira, fauna e flora bastante exuberantes. (Buscamos) aliar a preservação ambiental com esse aspecto de incentivar o ensino e a educação que promovam a sustentabilidade”, completa Leandro.


O intendente distrital da Vila Itoupava também esclarece que caso a criação do parque seja efetivada, ele será uma unidade de conservação integral com regras rígidas para evitar qualquer intervenção na área delimitada. Essa área está próxima da Cervejaria Feldmann e, por conta disso, o nome escolhido para o parque, Claus Feldmann, é uma homenagem a um dos descendentes dos fundadores da empresa. O projeto nasce, portanto, com a característica de um parque natural em uma área urbana.


Além da previsão do primeiro parque municipal para a região, a Vila Itoupava receberá nos próximos meses a entrega da reforma do Salão Kunze, a segunda maior edificação enxaimel de Blumenau, assim como a finalização da restauração da Casa Feldmann.

Ainda sobre a importância da implantação do parque ambiental, Leandro da Silva explica que o local deverá consolidar “essa estratégia da administração pública municipal” de efetivar em áreas públicas que já são de propriedade do município “um complexo que vai oferecer à comunidade e aos turistas diversas opções de cultura, turismo, lazer e agora também um referente da preservação ambiental”.

Sobre o andamento legal da criação do parque municipal, o superintendente esclarece que “após o processo de consolidação do projeto na última audiência pública, que deverá ser realizada em outubro, se a comunidade da Vila Itoupava assim deliberar, como já o fez em outros três encontros distintos, o processo segue para a Câmara de Vereadores. Lá será analisado pelo parlamento e, depois, (o projeto) segue para sanção do prefeito Mário Hildebrandt. E então, em 2021, inicia o aspecto da implementação com elaboração do plano de manejo e também a própria infraestrutura do espaço, como trilhas, deques e mirantes para bem receber a comunidade”.

Atualmente Blumenau conta com três parques municipais, segundo informações da página da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade. São eles: Parque São Francisco de Assis, que fica no Centro; Parque Broomberg, no bairro Asilo; e Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia, situado no Progresso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s