Vegano ou Vegetariano?

Entenda as principais diferenças desses hábitos alimentares

Natiele de Oliveira

O veganismo e o vegetarianismo são hábitos alimentares diferentes que podem facilmente ser confundidos entre si. Uma forma simples de explicar cada um deles é afirmar que quem é vegetariano não consome nenhum tipo de carne, seja ela de gado, peixe, frutos do mar, frango ou suínos. Já o vegano, além de não consumir nenhum tipo de alimento de origem animal, também exclui todas as formas de exploração contra os animais, seja no vestuário ou em outra esfera de consumo.


Atualmente, segundo pesquisa Ibope encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), quase 30 milhões de brasileiros se consideram vegetarianos. De acordo com a nutricionista Anamaria Araujo da Silva, esses estilos de vida preocupados com a origem dos alimentos fazem bem para a saúde. “Melhoram a questão intestinal pelo consumo de mais fibras na alimentação, previnem o desenvolvimento de algumas doenças crônicas, como a diabetes mellitus, a hipertensão e as dislipidemias. Além de proporcionar uma melhora do bem-estar e de ser um estilo de vida mais saudável”, afirma. 

Tipos de vegetarianos

Há diferentes classificações de vegetarianos: os ovo-lacto vegetarianos, que evitam carne de animais mas consomem laticínios e produtos com ovos; os lacto-vegetarianos, que evitam carne e ovos mas consomem produtos lácteos, como leite, queijo, iogurte, manteiga, entre outros; e, por último, os ovo-vegetarianos, que consomem todos os produtos de origem animal mas não comem ovos.

João Antonio, um ovolactovegetariano há cerca de 4 anos, conta que decidiu mudar por questões ambientais e dos seres vivos. “O maior desafio foi ampliar o repertório de receitas para constituir um cardápio variado e adequado. Não senti grandes dificuldades. A maior (dificuldade) continua sendo explicar para terceiros que não sofro por não comer carnes – é justamente o contrário. Não é apenas uma decisão individual; o impacto é coletivo”, opina. 

“Sinceramente, não sinto falta de nenhuma comida. Hoje em dia tudo tem uma versão vegana ou vegetariana. Não sinto a menor falta. Aqui em Blumenau temos restaurantes veganos incríveis. Comida muito melhor do que qualquer carne cheia de hormônios e crueldade”, desabafa a ovolactovegetariana Taynara Schemes. 
O hambúrguer é uma alimentação comum que também se adaptou ao veganismo. Foto: Vegano Burguer/Instagram/Divulgação


Estilo de vida vegano

Os veganos, por serem mais restritivos que os vegetarianos, devem ficar atentos a outros pontos de atenção como rótulos e etiquetas. Vale lembrar que itens como couro, mel e seda também têm origem animal, por isso o consumo destes itens não é feito pelos veganos. Ao comprar itens de higiene e beleza, por exemplo, é importante checar se eles são testados em animais ou se possuem algum ingrediente de origem animal na composição. 

Alice Kienen é vegana desde o começo do ano de 2020, mas está desde 2017 no processo de não consumir nenhum tipo de carne. Ela optou por este estilo de vida por conta da própria saúde, que estava mal, e hoje em dia não consegue se alimentar de forma diferente.


Alice conta que foi vital respeitar o tempo de adaptação. “Sinto falta de poder sair na rua e comer sem restrições, porque não é todo lugar que tem alimentação vegana, mas me sinto bem melhor assim”, explica. A alimentação é só a ponta do iceberg deste processo, explica Alice, porque há muitas questões além da escolha do que será comido.

A nutricionista Anamaria recomenda que os veganos suplementem com outros alimentos o ferro, o cálcio, a vitamina D, os ácidos graxos essenciais, os ômega 3 e 6 e as vitaminas do complexo B que são encontradas com maior facilidade em alimentos de origem animal. 

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