Paisagens rurais convidam cicloturistas para trajeto em Indaial

Cidade faz parte do Circuito Vale Europeu, um dos principais do Estado, que contempla 300 quilômetros e que pode ser percorrido em sete dias

Com ricas paisagens naturais, Indaial abriga diversas rotas para ciclistas. O circuito de cicloturismo que passa pela cidade no Vale do Itajaí pode ser completado em sete dias, após 300 quilômetros percorridos de bicicleta. O trajeto abrange outras cidades da região, como Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

No percurso, paisagens que revelam os traços históricos da colonização de Indaial podem ser admiradas. Entre outros exemplos, os ciclistas podem conferir as casas construídas no estilo enxaimel, que preservam a cultura local, e que são preservadas pelos moradores. A agricultura para consumo próprio dos moradores e a criação de animais também são vistas no trajeto. Igrejas, cachoeiras, pontes, “pinguelas” (pontes pequenas) e grandes relevos complementam o caminho.

Estradas de terra e calçamento fazem parte do trajeto. Placas orientativas, colocadas em locais estratégicos, assim como a opção de acompanhar o percurso no GPS, guiam o pedal dos turistas. De acordo com o Setor de Turismo e Eventos do município, a cidade recebe cicloturistas de vários estados, principalmente de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Brasília e do Paraná.

>> Cicloturismo no Circuito Vale Europeu

A equipe de turismo da cidade criou a marca “Indaial na Rota da Natureza” e afirma que o roteiro de cicloturismo representa um dos principais produtos turísticos da cidade. A marca criada pela equipe faz parte do Plano Municipal de Turismo (2021-2025).

“Em parceria com outras secretarias, estamos trabalhando na estruturação do percurso. Exemplos disso podem ser vistos na passarela do Encano, na rua Doutor Blumenau, em que foi criada uma passarela para o ciclista, dando mais segurança na travessia entre as ruas.”

Tatiane Viana Mota, turismóloga do Setor de Turismo e Eventos de Indaial

No espaço citado pela turismóloga da Prefeitura de Indaial, há um lugar para que as pessoas apreciem a vista do rio e a natureza em volta. Conforme Tatiana, a cidade de Indaial continua investindo no Circuito Vale Europeu.

“Estamos investindo em ciclovias e ciclofaixas com novas pavimentações, para que possamos dar mais segurança ao ciclista e encorajar o uso da bike para novos adeptos. Também instalamos três bike stations, na Beira-rio, Praça da Prefeitura Municipal e Centro Esportivo Bernardo Augusto Manzke Pisetta, e temos mais três para serem instalados em outros locais estratégicos”.

Tatiane Viana Mota, turismóloga do Setor de Turismo e Eventos de Indaial

>> Cicloturismo: 8 roteiros para conhecer o Brasil de bicicleta

As possibilidades de locais de parada, para comer, acomodações e atrações turísticas são diversificadas no trajeto para os adeptos do cicloturismo. Além da rota para quem gosta de andar de bike, a região disponibiliza rotas para pedestres. Os roteiros, passaportes e outras dicas para turistas podem ser conferidas no site do Vale Europeu.

Confira outros roteiros em SC para conhecer de bicicleta

Circuito das Araucárias

Um dos melhores roteiros de cicloturismo para quem está iniciando é o Circuito das Araucárias. A rota tem 287 quilômetros e passa pelos municípios de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul. É um dos mais belos percursos brasileiros, de fácil deslocamento e com ótima infraestrutura. Assim como o Vale Europeu, a região também tem fortes traços da imigração europeia. Por isso, é fácil encontrar boas cervejarias e restaurantes ao longo do caminho.

Costa Verde e Mar

Um dos roteiros mais bem organizados de Santa Catarina é o Costa Verde e Mar, que liga vários municípios litorâneos do Estado em um trajeto de 270 quilômetros. O percurso é feito preferencialmente em vias urbanas ou estradas de chão e passa por mais de 60 praias, entre as bastante conhecidas, como Balneário Camboriú e Bombinhas, e outras mais isoladas. Belas paisagens não faltam no trajeto. Vale o turista fazer o percurso com tempo para investir em mergulhos e na contemplação.

Galeria com fotos dos principais roteiros de SC para conhecer de bicicleta

Repórter: Gabriela Milena Bortolato.
Editora: Isabelle Stringari Ribeiro.

Um comentário sobre “Paisagens rurais convidam cicloturistas para trajeto em Indaial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s