Grupo de mulheres que representa Blumenau por todo o País
Bruno Terreiro Vicentainer
Você já ouviu falar de Roller Derby? Poucas pessoas conhecem esse esporte de contato sobre patins, praticado principalmente por mulheres. O esporte surgiu em 14 de Julho de 1935 em Chicago-EUA, como uma corrida de resistência sobre patins. O objetivo era completar o maior número de voltas em uma pista oval, em alta velocidade. Como o jogo tinha muito contato se tornou popular na cidade e a partir deste momento foi criado o “novo” Roller Derby, mudando o esporte que continua com o contato mas se baseia em um jogo de ataque e defesa.
O tempo passou e o esporte foi tomando proporções maiores, se espalhando pelo mundo todo, tendo até campeonato mundial com seleções se enfrentando. O Roller Derby chegou em Blumenau depois que um das fundadoras do time assistiu ao filme “Whip It” traduzido para “Garota Fantástica”, filme onde mostra a história de uma garota que tentava conciliar o mundo da moda com o esporte. Passados cinco anos as Iron Ladies contam com um grupo de 20 pessoas que treinam todo sábado das 16h até as 19h na quadra do Colégio Luiz Delfino.

No Brasil existem mais de 10 times femininos de Roller Derby, entre os mais conhecidos estão:
Blumenau – Iron Ladies Roller Derby
Florianópolis – Bruxas da Ilha Roller Derby
Curitiba – Blue Jay Rollers
Rio de Janeiro – Sugar Loathe Roller Derby
Baixada Santista – Thunder Rats Derby Squad
São Paulo – Gray City Rebels
São Paulo – Ladies Of Helltown
Espírito Santo/Vila Velha – The Black Hearts Derby Girls
Porto Alegre – Wheels of Fire Roller Derby Club
Campo Grande – Meat Machine
Piracicaba – Capivaras Roller Derby
Baixada Santista – Shark Attack – Men’s Roller Derby
O Campeonato Brasileiro de Roller Derby acontece esse ano em São Paulo, nos dias 2, 3 e 4 de novembro e representando Blumenau as Iron Ladies já tem presença garantida no campeonato. “Estamos super empolgadas com o Brasileirão, participamos do Twisted and Mixed, Batalhas de inverno e outros amistosos durante esse ano” relata Bee Bones, atleta das Iron Ladies. Bee também comenta que no grupo de 20 mulheres tem separações das veteranas e novatas: “ temos um grupo de veteranas que participam dos campeonatos e o grupo de iniciantes que recebem o nome de “fresh meat” (em tradução significa carne fresca\nova), o intuito é que as novatas aprendam sobre as regras e habilidades para poderem jogar as competições”.

Aprenda as regras do Roller Derby.
-São dois times com no máximo 14 atletas.
-A partida é praticada em uma quadra com formato oval
Duração: 1h de jogo com 2 tempos de 30 minutos | separados em mini rodadas de 2 minutos cada, chamados de Jams.
– Só é permitido tocar as atletas na altura do ombro até a coxa, outros lugares é marcado falta ou até mesmo expulsão.
– Equipamentos exigidos: capacete, joelheiras, cotoveleiras, munhequeiras, protetor bucal e patins.
-Jogo: em cada Jams tem 5 atletas em quadra, 1 sendo a Jammer que tenta ultrapassar as bloqueadoras para fazer pontos, quantos mais pontos em 2 minutos melhor, a Jammer é reconhecida na quadra por ter uma estrela no capacete.
– 4 atletas são as Bloqueadoras, que tentam impedir a Jammer adversária a fazer pontos e auxiliam a Jammer do seu próprio time a conseguir pontos.
– Cada bloqueadora que a Jammer passar é um ponto para o time, vence no final quem fizer mais pontos em 1 hora de jogo.
Para melhor entendimento assista ao vídeo da seleção brasileira de Roller Derby:
Um comentário sobre “Blumenauenses fazem sucesso nacional com novo esporte”