Colaboratório propõe parcerias entre empresas e universidade

Entenda a proposta inovadora para desenvolvimento de ideias e solução de problemas que visa beneficiar empresas do Vale do Itajaí

Isabella Cremer

Pensando na otimização e na aplicação de produções científicas acadêmicas que podem atender à demandas da comunidade, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) lançou uma ferramenta de integração de propostas, o Colaboratório FURB. A iniciativa busca estimular que empresas, startups, associações, o poder público, entidades, pessoas físicas e até mesmo integrantes da FURB apresentem suas demandas para que soluções sejam criadas dentro do ecossistema acadêmico e de inovação da universidade.  

Ainda em fase de testes, o Colaboratório (COLAB) começou a recolher em novembro de 2020 as demandas da região do Vale do Itajaí através de uma ficha de cadastramento piloto no site do projeto. A partir do cadastro dessas demandas, será criado o Banco de Ideias e Problemas (BIP). A ideia do COLAB é que a comunidade cadastre suas demandas, sejam elas ideias inovadoras ou problemas identificados nas mais diversas esferas, e que a comunidade acadêmica, de alunos à professores, possam escolher entre as opções disponíveis no BIP para iniciarem suas produções. 

Projeto visa fomentar desenvolvimento tecnológico e econômico

Fábio Luiz Perez é diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da FURB e detalha qual é o foco do COLAB: “Uma empresa que gostaria de desenvolver uma determinada melhoria em um processo de fabricação poderia incluir essa demanda no colaboratório. A partir daí, professores e alunos poderiam se interessar por aquele tema e, junto com a empresa, desenvolver trabalhos acadêmicos”.

Entre as soluções que podem ser apresentadas estão Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), estágios supervisionados, projetos de pesquisa ou extensão ou mesmo uma prestação de serviços. 

Além do desenvolvimento do BIP, o plano do COLAB para fomentar essas atividades integradas é a realização do Dia do Desafio. Neste evento, empresários, parceiros do Colaboratório e comunidade local poderão apresentar suas ideias e problemas. 

Origem do projeto está no Planejamento Estratégico Participativo

O projeto do Colaboratório surgiu a partir do Planejamento Estratégico Participativo (PEP) da FURB. O desenvolvimento do COLAB está sendo feito a partir de uma iniciativa do Instituto FURB, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) e do Centro de Inovação de Blumenau visando alavancar o desenvolvimento tecnológico e econômico da região do Vale do Itajaí. 

Como explica Christian Krambeck, diretor do Instituto FURB, o COLAB irá preencher a “lacuna que existe entre as empresas, o mercado, a realidade externa à universidade, o dia a dia, o cotidiano e esses desafios e problemas reais, e a necessidade e possibilidade potencial de trazer isso para a universidade”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s