Pesquisa utiliza QR Codes para conhecer o perfil dos turistas em Blumenau

Levantamento feito a partir de 24 perguntas objetivas para os turistas que visitam a cidade servirá de fonte de informação para as estratégias de marketing da Secretaria de Turismo

A Prefeitura de Blumenau lançou no mês de setembro de 2021 uma pesquisa que visa avaliar turistas que vêm à cidade. O questionário pode ser acessado através de um QR Code que está disponibilizado em hotéis, pousadas, bares e restaurantes de vários bairros da cidade.

Ao escanear o QR Code com um celular, por exemplo, os visitantes da cidade são direcionados para um questionário que busca identificar o perfil do turista de Blumenau. Com 24 perguntas objetivas, a pesquisa busca analisar o perfil do turista da cidade e entender quais motivos trouxeram o visitante à Blumenau. Entre outras questões, o levantamento busca saber o local de origem do turista e por quanto tempo ele pretende ficar na cidade.

O secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Marcelo Greuel, disse que, até o final de outubro, a prefeitura ainda não tinha resultado preliminar da pesquisa, mas que assim que os dados forem computados, a secretaria deve divulgá-los.

“A ideia da pesquisa surgiu a partir de uma solicitação da equipe de Planejamento da Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau para a empresa Girus Solução em Turismo, responsável pela atualização do Plano Municipal de Turismo (PMT)”, comenta Greuel.

A pesquisa foi desenvolvida em um trabalho conjunto envolvendo turismólogos da cidade e a equipe da empresa Girus. O trabalho foi desenvolvido utilizando, como base, as principais pesquisas de mercado do segmento turístico, garante o secretário de Turismo e Lazer da cidade. A Secretaria do Turismo e Lazer (Sectur) conta, para esta iniciativa da pesquisa, com uma parceria com o Sebrae.

Estimativa de benefícios da pesquisa para a área do turismo

Marcelo Gruel acredita que as informações levantadas pela pesquisa servirão para nortear algumas das próximas ações da Secretaria do Turismo e Lazer da cidade. “(As informações) serão valiosas para que a nossa equipe possa balizar ações de marketing”, projeta o secretário da área.

Greuel reforça que a pesquisa aprimorará o trabalho da secretaria, que poderá apresentar cada vez mais atrativos interessantes para os turistas. O objetivo do levantamento é criar uma “conversa” mais direta com o turista e conhecer o que ele procura em Blumenau. A escolha da tecnologia do QR Code na pesquisa visou facilitar o acesso ao questionário, já que, para isso, basta escanear a imagem com a câmera de um celular.

Expectativa para a liberação dos grandes eventos em Blumenau

A pesquisa com os turistas da cidade começou a ser feita em setembro de 2021 e tem prazo para terminar em janeiro de 2022, ano em que há a expectativa da retomada dos grandes eventos em Blumenau. A informação de que estes eventos devem ser realizados em 2022 foi feita no sábado, dia 23 de outubro, pelo prefeito Mário Hildebrandt (PODE) durante um jantar para autoridades e imprensa.

De acordo com o prefeito, a retomada dos grandes eventos deve ser feita de forma segura. Na mesma ocasião, Hildebrandt divulgou o calendário das próximas festividades de Blumenau.

Ainda em 2021, após o mês de comemoração especial da Oktoberfest, que foi cancelada por conta da pandemia do Covid-19, a cidade vai ter o Natal em Blumenau, previsto para começar no dia 10 de novembro.

O evento deve ter atrações especiais, com programação que vai durar quase 60 dias. No final de 2021, Blumenau ainda terá a festa de Réveillon pela primeira vez na Vila Germânica. Em 2022, atrações como a Sommerfest, a Osterdorf e a Oktoberfest já estão confirmadas.

Como os QR Codes funcionam?

Os QR Codes são como códigos de barras, mas em um gráfico 2D. Ao utilizar a câmera do celular, a maior parte dos modelos de aparelhos identifica e escaneia automaticamente o QR Code, abrindo o serviço, geralmente um site, enlaçado por quem criou o QR Code.

Inicialmente, esta tecnologia foi criada para facilitar a classificação das peças utilizadas na fabricação dos veículos. Com o tempo, a tecnologia do QR Code foi adaptada e passou a ser usada em outros segmentos. Hoje em dia os QR Codes são usados em panfletos, revistas, programas de TV, aplicativos como WhatsApp Web, meios de pagamento, entre outros.

QR Codes também são usados como estratégia de segurança em condomínios que promovem festas, por exemplo. Nestas ocasiões, os organizadores da festa enviam um QR Code para os participantes que, para entrar no condomínio, devem apresentar o código para entrar no local.

Crédito da imagem: Prefeitura de Blumenau/Divulgação/Nosso TAL

Repórter: Lucas Trapp Serpa.
Editora: Gabriela Milena Bortolato.

Um comentário sobre “Pesquisa utiliza QR Codes para conhecer o perfil dos turistas em Blumenau

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s