Desfile marca abertura da 37ª Oktoberfest Blumenau

Após evento, o Parque Vila Germânica realiza a sangria do primeiro barril de chope

Começa nesta quarta-feira, 5, a 37ª edição da Oktoberfest, a maior festa alemã das américas, que dura até 23 de outubro, totalizando 19 dias de evento. Entre as atrações, estão apresentações culturais, os tradicionais desfiles, a gastronomia típica alemã e as bandas nacionais e internacionais. A festa blumenauense é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a original, em Munique, na Alemanha.

Com o fim do desfile no Centro, o Setor 4 do Parque Vila Germânica sediará a sangria do barril de chope, além da caneca oficial da festa sendo levada pelos monges cervejeiros.

As expectativas para o evento são altas após dois anos de cancelamento por conta da pandemia de Covid-19. São esperadas mais de 600 mil visitantes ao longo do evento, superando as mais de 576 mil pessoas que passaram nos pavilhões na última edição, em 2019. Somadas todas as festas, já foram consumidas mais de 12 milhões de litros de chope para os quase 23 milhões de oktoberfesteiros.

Entre as novidades deste ano, está o número recorde de cervejarias artesanais, com 12 no total, além das ações de sustentabilidade e iniciativa de carbono zero. A ação é uma promoção da Prefeitura de Blumenau através do Parque Vila Germânica e da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur).

Desfiles

Uma tradição da Oktoberfest Blumenau são os desfiles, que levam a festa para fora dos pavilhões chegando na rua XV de Novembro, no Centro da cidade. Este ano, as expectativas de público foram altas, principalmente após os dois anos sem a festa.

Talia é gerente da Casa Branca, um dos comércios localizado na rota do desfile, segundo ela, desde o começo do mês, o público já tem aumentado, principalmente de turistas. “Durante as vendas eu percebo que tem mais turistas comprando, as vendas estão ótimas. A loja tem um ano aqui na cidade, a expectativa está alta. Para mim é a primeira oktober, não conheço nada, mas espero que seja boa que agente tenha resultados muito bons.”

Fátima, 47, é vendedora ambulante e trabalha nos desfiles da Oktoberfest Blumenau desde 1996 “já estamos a bastante tempo trabalhando aqui, então estamos com bastante expectativa que seja muito bom, que vai vender bem e a cidade vai movimentar bastante, muitos visitantes, vai ser uma festa muito boa.”

Jandir é dono de dois estabelecimentos da Rua XV de Novembro, segundo ele, as vendas já estão boas, mas o começo é menos movimentado, com os visitantes chegando aos poucos. “A partir de quarta-feira vamos ter os resultados, com certeza vão ser positivos”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s