Projeto de jornalismo colaborativo foca no transporte público de Blumenau

Acadêmicos do 6º semestre do curso de Jornalismo da FURB trabalharam em conjunto com especialistas em mobilidade urbana e jornalistas do Santa, de O Município Blumenau e do Portal Alexandre José

Mais do que estudar, experimentar uma das maiores tendências do jornalismo na atualidade. Essa foi a proposta do trabalho de jornalismo colaborativo “Transporte Público Collab”, desenvolvido em parceria entre o curso de Jornalismo da FURB, os veículos de comunicação Jornal de Santa Catarina, O Município Blumenau e Portal Alexandre José e os especialistas em mobilidade urbana Acires Dias e Christian Krambeck.

O projeto, entregue como atividade final da disciplina Laboratório de Escrita Jornalística Colaborativa, foi desenvolvido pelos acadêmicos do 6º período do curso de Jornalismo. Giulia Machado, Isabella Cremer, Julia Bernardes Laurindo, Maria Luiza de Almeida Küster, Natiele Oliveira e Pedro Museka trabalharam em parceria com os jornalistas Pedro Machado (Santa), Jotaan Silva, Cristóvão Vieira e Alice Kienen (O Município Blumenau) e Jamille Cardoso (Portal Alexandre José). O acadêmico Thiago Gomes desenvolveu as reportagens que produziu com apoio de Acires Dias e Christian Krambeck.

As reportagens sobre o tema “transporte público” serão publicadas a partir desta segunda-feira (dia 20/12) e até sábado (dia 25/12) nos sites dos veículos que fazem parte do projeto e no site de jornalismo digital do curso de Jornalismo, o Nosso TAL.

Dividida em sete partes, a série de reportagens começa com um mergulho sobre a CPI do Transporte Coletivo de Blumenau, que terá o relatório final lido e votado nesta terça-feira (dia 21/12). A segunda parte da série, que será publicada amanhã, trata sobre a evolução do modelo de transporte público adotado em Blumenau. Confira, abaixo, o cronograma de publicações da série de reportagens (confira o calendário completo no final deste texto). 

Para o editor-chefe do jornal O Município Blumenau, Cristóvão Vieira, este será o maior conteúdo já produzido sobre as mazelas da mobilidade na cidade. “Lógico que o mote foi a CPI aberta para investigar os contratos da Blumob, mas o tema foi abordado de diversos ângulos e feito por diversas mãos. Desde o histórico do transporte na cidade, passando pelo atual momento até chegar em sugestões de como poderíamos estruturar melhor a mobilidade urbana de Blumenau. Foi um orgulho fazer parte da construção deste material e esperamos que chegue e impacte a sociedade, ao poder público e às entidades de classe”.

De acordo com a gerente de jornalismo do Portal Alexandre José, Jamille Cardoso, o projeto foi uma oportunidade de explorar o assunto, tão importante para todos os moradores de Blumenau, de forma aprofundada. “A colaboração de colegas da imprensa e de acadêmicos de jornalismo enriqueceu a pauta, levou essa antiga discussão da comunidade à especialistas e traz muitas respostas para nossos leitores e seguidores”, declarou a jornalista.

Na avaliação do coordenador de jornalismo do Santa, Augusto Ittner, o projeto reforça com a universidade a importância do hiperlocal. Ao trazer pautas de relevância para a comunidade em uma parceria envolvendo veículos, estudantes e jornalistas, o trabalho ainda levanta bandeiras que podem motivar ações do poder público para a melhoria da qualidade de vida da população. “O transporte público de Blumenau vive uma incógnita e trazê-lo para o centro do debate com tanta densidade e qualidade é algo que tem condições de se tornar um legado do projeto à cidade”.

“Tendência cada vez maior no jornalismo, o trabalho colaborativo ainda precisa ser mais difundido no Brasil. Unir estudantes e profissionais da área, assim como especialistas de uma área de interesse das reportagens, trouxe aprendizado para todos. Espero que este seja o primeiro de muitos projetos do gênero em Blumenau”, comenta a professora Dra. Alessandra Ogeda, que coordenou o trabalho pela disciplina Laboratório de Escrita Jornalística Colaborativa.

Confira o cronograma das reportagens que serão publicadas nesta semana:

  • Hoje, dia 20/12: “Transporte coletivo sob investigação”, de Isabella Cremer e Jamille Cardoso
  • Amanhã, dia 21/12: “Como chegamos até aqui”, de Giulia Godri Machado e Pedro Machado
  • Quarta-feira, dia 22/12: “Histórias de quem faz o transporte coletivo de Blumenau”, de Natiele Oliveira e Alice Kienen
  • Quinta-feira, dia 23/12: “Vale o quanto pesa?”, de Maria Luiza de Almeida Küster e Pedro Machado”, e “Usuários à margem do sistema”, de Júlia Bernardes Laurindo e Jamille Cardoso
  • Sexta-feira, dia 24/12: “Transporte público para além dos ônibus”, de Pedro Museka, Jotaan Silva e Cristóvão Viera
  • Sábado, dia 25/12: “Como outras cidades de SC lidam com o transporte público”, de Thiago Gomes, Acires Dias e Christian Krambeck

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s