Movimento turístico em hotéis, bares e restaurantes cresce com o evento Natal em Blumenau

Calendário de eventos no final do ano garante 80% de quartos reservados em um dos principais hotéis da cidade

Com a primeira parte do calendário de eventos relacionados com o Natal concluída, Blumenau já consegue perceber os bons resultados do primeiro grande atrativo turístico da cidade desde o início da pandemia de Covid-19. Superando as expectativas de diversos setores econômicos, a cidade volta a ver hotéis lotados e as ruas movimentadas por turistas.

“Por muitos dias, principalmente durante o meio de semana, percebemos o mesmo movimento da época de Oktoberfest”, relata Juliana Rodrigues, proprietária do Alemão Batata Choperia e vice-presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e região (Sihorbs).

Na avaliação da empresária, ainda é cedo para contabilizar os resultados desta época do ano, já que as atrações do Natal ainda estão em andamento, mas o fato do calendário de eventos natalinos ter uma duração maior em 2021 está sendo crucial para beneficiar os setores que dependem dos turistas. 

A expectativa da vice-presidente do Sihorbs é de que o movimento aumente até a virada do ano conforme os estabelecimentos ofereçam seus próprios atrativos para atrair o público. A prefeitura espera que 150 mil visitantes passem pela Vila Germânica e participem das demais atrações previstas para o final do ano.

Cristiano Klemz, gerente do Hotel Glória, um dos maiores e mais conhecidos de Blumenau, comenta que a circulação de turistas tem deixado a empresa satisfeita. Segundo ele, mesmo quase faltando um mês para a data, o final de semana da ceia de Natal do dia 24 está com 80% de reservas. A tendência, segundo Klemz, é que o hotel fique 100% ocupado até a data festiva.

Hotel Glória. Crédito da imagem: Hotel Glória/Divulgação/Nosso TAL

O gerente do Hotel Glória comenta que os resultados desta época não são equivalentes ao período da Oktoberfest, mas que dezembro tende a ter queda na procura por hospedagens. O movimento retorna apenas no final de janeiro.

“Se não fossem esses eventos chamando o público, a cidade não teria tido nenhum atrativo durante o ano. Ainda não somos uma cidade como Bonito, que atrai as pessoas só pelo nome. Ainda dependemos muito da Oktoberfest”, opina Klemz.

2021 será o primeiro ano em que a Vila Germânica ficará aberta durante a noite dos dias 24 e 25 de dezembro quando, tradicionalmente, o local permanecia em atividade apenas durante meio-expediente. Na avaliação da vice-presidente do Sihorbs, essa mudança é uma boa iniciativa porque atrai o turista que não programou nada para o dia. Para Juliana, essas pequenas ações podem fazer diferença para o setor.

Vila Germânica. Crédito da imagem: Prefeitura de Blumenau/Divulgação/Nosso TAL

Cancelamento da Oktoberfest

Em julho de 2021 a prefeitura de Blumenau já havia divulgado o cancelamento oficial da maior festa alemã do Brasil pelo segundo ano consecutivo. Segundo informado na ocasião pelo poder público, a decisão teria sido pautada nas projeções para a Covid-19 na cidade na época do evento, além de seguir as recomendações de profissionais da saúde preocupados com os casos da variante Delta no estado.

O cancelamento chegou a gerar críticas contra o Poder Público por parte daqueles que não viam mais o vírus como um perigo próximo e também por comerciantes que buscavam o retorno do movimento turístico na cidade.

A Oktoberfest faz diferença para a região. Segundo o secretário municipal de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, a tradicional festa blumenauense significa cerca de R$ 240 milhões de recursos que fomentam 60 setores, além de gerar quase 6 mil empregos diretos e indiretos.

“Seguramos até onde podíamos, mas os números da pandemia em nível municipal e nacional ainda não nos trazem segurança para eventos grandiosos como a Oktoberfest Blumenau”, comentou Greuel na época do cancelamento da festa.

Com as projeções do impacto do vírus e da vacinação caminhando na região, a prefeitura decidiu apostar nas comemorações de Natal, confirmando o evento de fim de ano, assim como a realização da Oktoberfest 2022.

Oktoberfest. Crédito da imagem: Prefeitura de Blumenau/Divulgação/Nosso TAL

Programação de Natal

Para servir como incentivo para a retomada do turismo na cidade nos últimos dois meses do ano, a Prefeitura de Blumenau preparou 18 atrações em diversos pontos da cidade para o Magia de Natal. A Secretaria de Turismo e Lazer divulgou que, diferente dos outros anos, a programação de 2021 não está focada apenas na região da Vila Germânica. A administração pública preparou a cidade para valorizar outros pontos turísticos do município.

O Show das Águas, um dos principais eventos da programação de Natal, está sendo realizado todas as noites no Rio Itajaí-Açu e pode ser acompanhado ao longo da Avenida Beira-Rio. Perto dali, a Prefeitura foi palco da tradicional Cantata, no dia 25 de novembro, onde cerca de 800 estudantes da Rede de Educação Adventista de Blumenau cantaram em coro através das varandas e janelas da edificação.

Na Vila Germânica os visitantes podem tirar fotos e fazer vídeos na Casa do Papai Noel e junto do Trenó Oficial decorado para receber o público. O local também chama a atenção pela neve artificial da Praça da Neve e por oferecer o atrativo do Mundo da Neve, voltado para crianças e adultos que quiserem presenciar o espetáculo ao longo de toda a tarde e noite.

Faz parte dos atrativos do parque a Pista de Patinação no Gelo, que pode ser utilizada por 30 minutos para os interessados em pagar a partir de R$ 50 o ingresso. A pista de gelo foi construída especialmente para o evento. Além desses atrativos, diversos coros, cultos e consertos serão promovidos até o Natal em distintos espaços públicos da cidade.

Expectativas do turismo para 2022

O Natal em Blumenau foi o primeiro evento especial da cidade desde o início da pandemia de Covid-19. Com a queda gradativa nos casos positivos na cidade e o avanço na imunização, diversos outros eventos chegaram a ser confirmados e estavam sendo preparados, mas os planos iniciais estão sendo alterados.

O Réveillon 2022, por exemplo, vai acontecer com a queima de fogos na Vila Germânica e na Rua Humberto de Campos, diferente dos anos anteriores, quando os tradicionais shows pirotécnicos eram realizados na Avenida Beira-Rio. Mas o show da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, que fazia parte da programação do Réveillon, foi cancelado pela Prefeitura no dia 2 de dezembro.

O motivo do cancelamento, segundo a Prefeitura, seria uma portaria estadual que proíbe a realização de shows, festivais e apresentações musicais que tenham estimativa de participação de mais de 500 pessoas e que não tenham condições de implantar pontos de controle de acesso ao público

Durante o mês de janeiro de 2022, a cidade irá contar com a Sommerfest durante todas as quintas, sextas e sábados do mês. A festividade vai ocorrer nos mesmos moldes de 2020, com atendimento de alimentação e bebida nas mesas. 

A Osterdorf, a Vila de Páscoa de Blumenau, também está confirmada para o período entre 23 de março e 17 de abril, seguindo os mesmos moldes da edição anterior. A Oktoberfest 2022 também foi confirmada através do site oficial do evento, que vai trazer as atualizações e novidades sobre a festa ao longo do ano.

Vale reforçar a instabilidade vivenciada pelo país e pelo mundo no último mês de 2021 devido ao surgimento e disseminação da variante Ômicron da Covid-19. Para evitar a proliferação de casos desta variante, ações restritivas estão sendo retomadas em diversos países do mundo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o presidente Joe Biden implementou novas regras para viagens. O mesmo ocorreu em diversos países europeus, até que no dia 9 de dezembro o governo brasileiro também divulgou novas regras para a entrada de turistas no país.

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), pediu aos prefeitos do estado que cancelassem as festas de Réveillon por conta da possibilidade de uma quarta onda de Covid-19 na Europa. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, pelo menos 24 capitais do país não terão festas de Réveillon, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro.

Dependendo dos números relacionados com a Covid-19 a partir da variante Ômicron ou de outras variantes, eventos programados para 2022 ainda podem sofrer alguma alteração em Blumenau e em outras partes do país e do mundo.

Repórter: Gustavo Bruch Féo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s