Pioneirismo feminino na comunicação blumenauense

Foi na década de 1960 que os ouvintes blumenauenses escutaram uma voz diferente. Com apenas 15 anos de idade, Valmira Siemann se tornou a primeira mulher a atuar em programas de rádio na cidade. Desde menina ela costumava acompanhar o irmão no trabalho dele como técnico de som da Rádio Difusora. “Aquilo me encantava, eu gostava demais, então eu estava sempre lá. Quando tinha uma folguinha eu estava lá na rádio acompanhando e vendo ele trabalhar, ajudando a rodar as músicas e os discos”, relembra.

Vendo o entusiasmo da garota, o diretor da rádio, Altair Carlos Pimpão, a convidou para colaborar nos programas de sábado e domingo à tarde. Peça a Sua Música era uma transmissão na qual os ouvintes ligavam para a emissora e participavam ao vivo, fazendo pedidos e deixando mensagens. “Fiquei felicíssima, com aquela voz bem de menina, sem prática nenhuma, mas, eu enfrentei e fui lá. Para mim era uma alegria grande participar. Comecei assim: nas tardes de sábado e domingo eu ia para a Rádio Difusora atendendo os telefonemas, conversando com os ouvintes e rodando as músicas que pediam. Fui me integrando”, explica Valmira.

A radialista parecia ter sido predestinada à profissão. Talentosa, em 1968 foi eleita a melhor radialista mulher de Blumenau. Com tamanha experiência e simpatia, foi convidada para fazer um teste para a televisão. Curiosa como era, se arriscou e foi aprovada. A TV Coligadas – Canal 3, afiliada da rede Globo no estado, foi ao ar pela primeira vez em 1º de setembro de 1969 e ela estava lá, brilhando na televisão.

Por já ter experiência e vivência no rádio com o contato com o público, Valmira se adaptou bem ao novo formato de apresentação. “O que havia de diferente na televisão é que nós teríamos que nos adaptar e treinar um pouco. O rádio é voz e a televisão é imagem. Eu fotografava muito bem e já tinha dicção do rádio, então a coisa ficou mais fácil”, relembra. Na TV Coligadas, ela era uma das apresentadoras do programa Mulheres em Vanguarda.

Valmira foi eleita melhor radialista mulher em 1º de junho de 1968.
Foto: Reprodução / Arquivo Histórico

A direção e produção eram feitas também por uma mulher, Acidália Bittencourt, que veio de Curitiba para auxiliar no treinamento das apresentadoras. Além de Valmira, apresentavam o Mulheres em Vanguarda: Lane Wirth, Dagmar Pollmann e Vanja Siemann, irmã de Valmira. O programa tinha entrevistas e quadros informativos, e foi o primeiro e único voltado ao público feminino na emissora. Era uma das atrações mais movimentadas da TV Coligadas.

Mulheres em Vanguarda era feito ao vivo, tinha uma hora de duração e era transmitido de segunda a sexta-feira, a partir das 15:30. As apresentadoras abordavam temas como culinária, moda, horóscopo, conselhos de beleza, desfiles e concursos. Havia também um quadro semanal com personalidades da região que eram convidadas para mostrarem os seus trabalhos culturais.

O programa Mulheres em Vanguarda recebeu figuras consagradas do meio artístico nacional, como Tarcísio Meira, Glória Menezes, Irene Ravachi, Dercy Gonçalves, Chacrinha, Jô Soares, Suzana Vieira, Fábio Júnior, Fafá de Belém, Rita Lee, Nei Matogrosso e a dupla Roberto e Erasmo Carlos.

Além do programa de variedades, Valmira apresentou o Jornal Hoje em Santa Catarina, que era transmitido para todo o estado. “Era diferente porque o programa Mulheres em Vanguarda era desfiles, culinária e entrevistas e isso tudo era variedade mesmo. E o Jornal Hoje era notícia, muitas matérias que a gente recebia já gravada e editada do exterior e documentários, tudo isso era um pouco diferente”, comenta.

Como na época não existia universidade na região, a apresentadora teve que aprender tudo no dia a dia da profissão. “Na televisão foi algo surpreendente e eu me joguei. Eu aprendi fazendo, eu não tive o privilégio de estudar jornalismo, frequentar a faculdade. Então a gente entrou com a cara e a coragem”, destaca.

Com o passar dos anos, a programação local foi perdendo espaço na televisão. Antes de se desligar por definitivo da emissora, a comunicadora apresentava um quadro de variedades no Jornal do Almoço, de apenas cinco minutos. Atualmente, apresenta o Programa da Valmira, que vai ao ar às quintas-feiras, 20h, na TV Galega.

Entrevista completa com Valmira Siemann.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s