Com queda nos estoques de sangue, Hemosc realiza campanha para resgatar antigos doadores

Iniciativa SuperAção Resgate de Doadores esta convidando as pessoas que fizeram pelo menos uma doação desde 2008 para repetir este gesto

Durante as duas últimas semanas de outubro, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) vem registrando redução na quantidade de doações diárias em todo o Estado. O resultado desta queda nas doações é a diminuição dos estoques de sangue existentes de forma gradativa, chegando ao ponto do Hemosc considerar alarmante o estoque das tipagens A e O.

Para reduzir este estado de crise, o Hemocentro está promovendo a Campanha SuperAção, com foco nos doadores das tipagens em falta. A assessoria do centro divulgou que estão sendo enviadas mensagens e e-mails para quem realizou uma doação e não retornou mais a um Hemocentro. Estão sendo focados doadores que fizeram alguma contribuição desde 2008.

Essa é uma nova fase de uma crise que não é recente. O Hemosc vem registrando queda no número de doadores e fazendo campanhas para reverter este quadro junto a população desde março de 2021, com foco, especialmente, nas tipagens do tipo O e A. A redução no número de doadores tem como uma de suas causas o isolamento social e as medidas de contenção do contágio da Covid-19 desde 2020.

O gráfico do site do Hemosc, que é atualizado diariamente, mostrava, na última semana de outubro, como era grave a situação dos nove centros que a instituição mantém no Estado (vide figura abaixo). No dia 25 de outubro era possível perceber que as tipagens do tipo B e AB estavam controladas e em verde no gráfico, enquanto as tipagens A estavam pela metade, na cor de alerta amarela e status reduzido, e as tipagens O estavam em nível ainda menor, apresentando cor vermelha e nível de alerta.

A assessoria de imprensa do Hemosc informa que a campanha feita pela instituição é necessária porque as tipagens A e O são as mais presentes na população e, consequentemente, as que tem a maior procura e necessidade de transfusões nas clínicas e hospitais.

Como doar sangue em SC

Para aqueles que tiverem interesse em fazer sua doação e ajudar a estabilizar a situação dos bancos de sangue, em especial aqueles com a tipagem necessária, basta agendar a doação através do site oficial do Hemosc.

Crédito da imagem: Karolina Grabowska/Pexels/Divulgação/Nosso TAL

É importante lembrar que aqueles que tomaram alguma vacina nos últimos 30 dias, em especial contra a Covid-19, devem primeiro passar por uma avaliação médica antes de fazer a doação de sangue. Aqueles que estiverem com sintomas gripais também devem aguardar antes de fazer esta ação.

Se você deseja doar sangue mas tem alguma dúvida sobre este processo, a recomendação do Hemosc é que você entre em contato pelo telefone (48) 3251-9782.

Repórter: Gustavo Bruch Féo.
Editor: Emanuel Pamplona Reinert.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s