Iniciativa SuperAção Resgate de Doadores esta convidando as pessoas que fizeram pelo menos uma doação desde 2008 para repetir este gesto
Durante as duas últimas semanas de outubro, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) vem registrando redução na quantidade de doações diárias em todo o Estado. O resultado desta queda nas doações é a diminuição dos estoques de sangue existentes de forma gradativa, chegando ao ponto do Hemosc considerar alarmante o estoque das tipagens A e O.
Para reduzir este estado de crise, o Hemocentro está promovendo a Campanha SuperAção, com foco nos doadores das tipagens em falta. A assessoria do centro divulgou que estão sendo enviadas mensagens e e-mails para quem realizou uma doação e não retornou mais a um Hemocentro. Estão sendo focados doadores que fizeram alguma contribuição desde 2008.
Essa é uma nova fase de uma crise que não é recente. O Hemosc vem registrando queda no número de doadores e fazendo campanhas para reverter este quadro junto a população desde março de 2021, com foco, especialmente, nas tipagens do tipo O e A. A redução no número de doadores tem como uma de suas causas o isolamento social e as medidas de contenção do contágio da Covid-19 desde 2020.
O gráfico do site do Hemosc, que é atualizado diariamente, mostrava, na última semana de outubro, como era grave a situação dos nove centros que a instituição mantém no Estado (vide figura abaixo). No dia 25 de outubro era possível perceber que as tipagens do tipo B e AB estavam controladas e em verde no gráfico, enquanto as tipagens A estavam pela metade, na cor de alerta amarela e status reduzido, e as tipagens O estavam em nível ainda menor, apresentando cor vermelha e nível de alerta.

A assessoria de imprensa do Hemosc informa que a campanha feita pela instituição é necessária porque as tipagens A e O são as mais presentes na população e, consequentemente, as que tem a maior procura e necessidade de transfusões nas clínicas e hospitais.
Como doar sangue em SC
Para aqueles que tiverem interesse em fazer sua doação e ajudar a estabilizar a situação dos bancos de sangue, em especial aqueles com a tipagem necessária, basta agendar a doação através do site oficial do Hemosc.

É importante lembrar que aqueles que tomaram alguma vacina nos últimos 30 dias, em especial contra a Covid-19, devem primeiro passar por uma avaliação médica antes de fazer a doação de sangue. Aqueles que estiverem com sintomas gripais também devem aguardar antes de fazer esta ação.
Se você deseja doar sangue mas tem alguma dúvida sobre este processo, a recomendação do Hemosc é que você entre em contato pelo telefone (48) 3251-9782.
Repórter: Gustavo Bruch Féo.
Editor: Emanuel Pamplona Reinert.