Secretário de Desenvolvimento e economista avaliam crescimento de empresas

Sylvio João Zimmermann e Marcelo Viana Custódio falam sobre o crescimento econômico de Blumenau, destacando alguns projetos que auxiliaram para este desenvolvimento

No ano de 2021, até meados de outubro, Blumenau registrou aumento de 46% na abertura de novas empresas, comparado com o mesmo período de 2020. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), foram cadastrados 5.307 novos CNPJs até o dia 14 de outubro na Praça do Empreendedor. Dado que representa, em especial, segundo a Sedec, uma boa fase para o comércio blumenauense.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, Sylvio João Zimmermann, comenta que além da criação de novas empresas, a cidade está se destacando na geração de novos empregos. “As pessoas enxergam oportunidades para criar negócios ou formalizar serviços. E há também um fenômeno que deve ser analisado, mas, que não podemos mensurar ainda, do que se chama de ‘pejotização’ do trabalhador. E este fenômeno influencia na criação de novos CNPJs”, explica Zimmermann.

O economista do Conselho Regional de Economia (Corecon) Marcelo Viana Custódio, explica que o resultado de crescimento no número de empresas atuando em Blumenau ocorre devido aos trabalhos desenvolvidos em todos os setores econômicos.

Um exemplo mencionado por ele é o da Praça do Empreendedor, que facilita a abertura de uma empresa em até 90 minutos sem custos a quem for empreender e que permite a empresa emitir notas fiscais no mesmo dia.

Outro indicador positivo para a cidade é o que revela que Blumenau aparece entre as quatro cidades de Santa Catarina mais ricas em relação ao Produto Interno Bruto.

Taxa de crescimento real do PIB (%). Crédito da imagem: Governo de SC/Divulgação/Nosso TAL

Segundo Sylvio João Zimmermann, apesar de ser difícil projetar o futuro, ele acredita que a perspectiva para a economia da cidade seja bastante positiva e promissora.

“É sempre complicado falar no futuro. Mas temos indicativos de muitos investimentos públicos e também de investimentos privados que mostram a confiança do setor produtivo. As indústrias tradicionais que investem em inovação continuarão a desempenhar um papel muito importante. Existe uma tendência de crescimento exponencial de algumas áreas, como a de tecnologia da informação e da saúde, por exemplo. E existe espaço para a criação de novos negócios. Blumenau tem todos os ingredientes necessários para isso”, comenta.

Mas de que forma Blumenau está investindo para este crescimento?

Blumenau está investindo em vários projetos que auxiliam no crescimento das empresas. Um deles é a Cidade Empreendedora, uma parceria do município com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina. Este programa tem por objetivo contribuir para que o município atue com soluções estratégicas para potencializar o setor econômico e criar condições melhores para o empreendedorismo.

Para o economista Marcelo Viana Custódio, a cidade de Blumenau está no caminho para ser uma cidade de grandes investimentos em diversos setores da economia. Ele cita como exemplo disso a implementação do projeto Cidade Empreendedora. “Blumenau vem trabalhando para alcançar grandes perspectivas de crescimento nos próximos cinco anos. Existem, hoje, inúmeras políticas implementadas para intensificar o desenvolvimento, principalmente, nas áreas de TI”, comenta.

De acordo com levantamento do Blusoft, em 2021 fazem falta 2.022 profissionais de tecnologia para suprir as demandas do mercado em crescente evolução. Na avaliação de Custódio, isso demonstra o grande potencial que Blumenau tem para implantar políticas de desenvolvimento que vão garantir para os próximos anos inúmeras vagas de emprego e renda.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do município afirma que Blumenau investe de diversas formas para o crescimento econômico da cidade. “Posso citar os grandes investimentos em infraestrutura urbana, como o programa BID, que foi concluído em abril deste ano e aplicou U$ 118 milhões em infraestrutura urbana. Agora, há mais de 100 obras acontecendo concomitantemente no município com outras fontes de financiamento. O município também financia cursos de formação como, por exemplo, o ‘Entra 21’, que é um modelo de muito sucesso. Este ano criamos o programa ‘Mais Desenvolvedores para Blumenau’, além das ações do Centro de Ensino Profissionalizante”, explica.

Zimmermann ainda cita que, do ponto de vista da educação, Blumenau avança com investimentos no ensino bilíngue para preparar os jovens para o cenário de um mercado de trabalho mais competitivo. “Com o Sebrae realizamos uma grande capacitação da Praça do Empreendedor, que é uma ferramenta para facilitar a vida do empreendedor. Desta forma, trabalhamos para melhorar constantemente o ambiente econômico da cidade”, completa.

Repórter: Camila Sepka.
Editora: Luana de Oliveira
.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s