Voleibol de SC conquista o tricampeonato nos Jogos Universitários Brasileiros

Peça fundamental da conquista do título, o líbero da equipe, Vitinho, conta como foi participar do tricampeonato e conquistar o primeiro título nacional da sua carreira

Neste último domingo (17/10), a equipe de voleibol masculino da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), a Associação Pró Vôlei (Aprov), conquistou o tricampeonato dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Esse é o terceiro título consecutivo da equipe do Oeste do Estado. Os catarinenses disputaram a final da competição contra a equipe da Paraíba.

O grupo comandado pelo técnico Nilson Rex chegou ao campeonato como favorito. Foram cinco jogos até a final. Durante a partida deste domingo, o favoritismo se confirmou. 

Aprov superou a equipe do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), da Paraíba. Apesar de vencer sem perder nenhum set, a equipe catarinense passou sufoco na parte inicial da partida. A vitória foi por três sets a zero, com parciais de 30/28, 25/19 e 25/14.

O jaraguaense Victor Marcelo dos Santos, de 19 anos, conhecido como Vitinho, é líbero da equipe catarinense. Com a vitória, o atleta conquistou o seu primeiro título nacional.

Vitinho comenta sobre essa conquista pessoal inédita: “Foi uma experiência inesquecível. Jogar um campeonato de alto nível e sair campeão vai ficar guardado na minha memória”.

Crédito da imagem: Aprov/Unoesc/Divulgação/Nosso TAL

>> Conheça 4 atletas de Jaraguá do Sul que hoje despontam na elite do vôlei nacional

Além da conquista do terceiro título consecutivo no JUBs e de ter realizado o feito de forma invicta, a equipe de Santa Catarina perdeu apenas dois sets ao longo da competição.

Em 2018, a equipe da Unoesc se consagrou campeã no JUBs em cima do time da União Pioneira de Integração Social (UPIS), do Distrito Federal. Em 2019, a vitória na final da competição veio sobre o Centro Universitário Ateneu (Uniateneu), do Ceará. Em 2020, a competição não foi realizada por causa da pandemia de Covid-19 no país. O técnico Nilson Rex esteve no comando da equipe desde o início da campanha vitoriosa.

Desafios enfrentados pelos favoritos

Por ter vencido o campeonato nas duas edições anteriores, a Aprov chegou como favorita no JUBs de 2021. Na disputa deste ano, a equipe catarinense estreou com vitória, superando a Uninassau de Alagoas por três sets a zero. As parciais do jogo foram: 25/19 e 25/23, nos dois primeiros sets e, no último set, o grupo atropelou os alagoanos por 25/9.

Apesar da estreia vitoriosa, o time catarinense teve poucos motivos para comemorar, já que o central da equipe sofreu uma lesão durante a partida.

“No primeiro jogo, nosso central torceu o pé. Nós tínhamos poucos atletas no banco de reservas e isso fez com que um atleta nosso jogasse em outra posição. Mas ele [central] se recuperou a tempo da final”, comentaVitinho.

No segundo jogo do campeonato, contra a Universidade de Rio Verde (Unirv) de Goiás, os catarinenses venceram por três sets a um com parciais de 22/25, 25/22, 25/20 e 25/17.

Já a terceira partida foi contra o Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). Os jogadores de Santa Catarina venceram a partirda por três sets a zero com parciais de 25/14, 25/20 e 25/10. Com o novo resultado positivo, os jogadores chegaram às quartas de finais.

A partida seguinte foi contra a Universidade Pitágoras (Unopar). A equipe de Santa Catarina venceu o jogo por três sets a um, com parciais apertadas de 25/17, 23/25, 25/22 e 25/22.

Valendo vaga na final, jogando contra a equipe da Universidade Paulista (Unip) do Ceará, a equipe catarinense venceu a partida por três sets a zero, com parciais de 25/23, 25/22 e 25/22.

Acostumados a chegar na final do JUBs, a Aprov encarou a Uninassau da Paraíba, sofrendo para fechar o primeiro set, que chegou 30 pontos para os catarinenses contra 28 pontos para os paraibanos, mas depois fechando o jogo com as parciais 25/19 e 25/14.

Cria da base jaraguaense

Recomendado pelos professores do projeto Evoluir, que organiza polos de voleibol nas escolas de Jaraguá do Sul, Vitinho iniciou no esporte em 2017.

Por ter “apenas” 1,75 metro de altura, considerado uma estatura baixa para os padrões atuais do voleibol nacional, Vitinho precisava encontrar uma posição que o favorecesse para seguir sua carreira como jogador. Foi então que ele conseguiu se destacar na posição de líbero.

Crédito da imagem: Arquivo pessoal Valentino Abreu/Divulgação/Nosso TAL

Pela equipe da Associação Desportiva de Voleibol (ADV), de Jaraguá do Sul, o atleta disputou diversos campeonatos e colecionou títulos. Destas conquistas, duas são especiais para o jovem: os Jogos Abertos de Santa Catarina de 2019 e o Campeonato Estadual conquistado no mesmo ano.

Além destas competições, também em 2019, a equipe jaraguaense ficou em terceiro lugar na Taça Paraná de Voleibol. Por mérito e com muito esforço, Vitinho foi eleito o melhor líbero da competição.

>> Atleta catarinense é destaque no vôlei de praia brasileiro e sul-americano

O QUE SÃO OS JUBs?

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são a organização do evento anual que junta uma série de modalidades esportivas praticadas por estudantes universitários no país. Esses jogos são organizados pela Comissão Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

Repórter: Gabriel Gustavo dos Santos Minel.
Editora: Vanessa Beatriz Trapp.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s