Indaial volta a receber o Campeonato Catarinense de Patinação Artística após sete anos

O evento aconteceu durante os dias 15 a 17 de outubro na cidade que é referência no esporte em Santa Catarina há mais de duas décadas

Indaial sediou durante os dias 15 e 17 de outubro o Campeonato Catarinense de Patinação Artística. Organizado pela Federação Catarinense de Patinação Artística (FCPA), com apoio da Fundação Municipal de Esportes de Indaial (FME) e da Associação Companhia Artística de Patinação (ACAP), o evento foi realizado no Parque Municipal Jorge Hardt sem a presença de público. Somente os familiares dos atletas puderam acompanhar a competição.

O evento, que não acontecia na cidade desde 2014, reuniu várias modalidades do esporte, como a patinação livre individual e as apresentações em grupo. A faixa etária para participar da competição era de, no mínimo, quatro anos, sem limite de idade.

Nesta edição do Campeonato Catarinense de Patinação Artística estiveram presentes aproximadamente 280 atletas, representando 13 clubes de patinação artística de diversas cidades do estado.

Imagens do pódio do Campeonato Catarinense de Patinação Artística. Crédito das fotos: Laura Schwarz/Divulgação/Nosso TAL

Em 2020, o Campeonato Catarinense de Patinação Artística chegou a ter a sua primeira fase realizada em março, mas logo foi as disputas foram canceladas por conta da pandemia do novo coronavírus, que impediu o restante da competição.

Cerca de seis meses antes, o Campeonato Catarinense de Patinação Artística reuniu cerca de 6 mil pessoas em Itajaí. A cidade foi sede do evento durante os dias 11 e 15 de setembro de 2019. Na ocasião, mais de 200 atletas participaram da terceira fase da disputa, com 15 escolas de 11 cidades do estado competindo.

A saudade das competições

Os atletas da patinação artística, acostumados com as competições, sentiam falta de competir. Com a pandemia do novo coronavírus chegando ao país no primeiro trimestre de 2020, as competições previstas no Estado foram canceladas.

Agora, com as novas flexibilizações de atividades em Santa Catarina, com a situação da Covid-19 um pouco mais estabilizada com a ampliação da campanha de vacinação no Estado, os atletas podem começar a matar a saudades das competições, como explica Laura Schwarz, atleta e treinadora da equipe que representa a cidade de Indaial.

“A minha última competição antes da pandemia foi em setembro de 2019, porque ano passado nós tivemos uma competição em março, onde eu iria competir, mas quebrei o pé umas duas semanas antes”, explica Laura.

O período pandêmico obrigou a atleta e treinadora a se distanciar do esporte que tanto ama por um bom tempo. E o Campeonato Catarinense foi a oportunidade que ela precisava para voltar às pistas.

“Eu fiquei um ano e meio sem competir. Ano passado, parei com a patinação, parei de trabalhar com isso, e esse ano, graças a Deus, eu voltei a treinar, competir e voltar a ser técnica”, afirma Laura, que compete nas categorias Free Dance Torneio Nacional Sênior, Open Loops Intermediário Maiores e Figuras Obrigatórias Adulto Nível III.

O intenso período de preparação

Por ser uma competição de nível elevado, o Campeonato Catarinense de Patinação Artística requer das equipes muito esforço e tempo de preparação. Segundo Laura Schwarz, os treinos, o condicionamento físico e o planejamento começaram com bastante antecedência.

“A preparação para o Catarinense foi de muitos meses. Montamos as coreografias de todas as meninas, treinamos bastante. A gente treina de segunda a sexta, a tarde inteira, das 13h30 às 17h30”, detalha.

Mas todo o esforço valeu a pena. Os resultados obtidos pelas atletas de Indaial corresponderam às expectativas e encheram a treinadora Laura de orgulho.

“Os resultados obtidos foram muito, muito satisfatórios. Muitos atletas competiram pela primeira vez neste campeonato, e foi muito bom o resultado. Sem exceção, todas as meninas e meninos se superaram, todo mundo conseguiu sua medalha, todos voltaram com alguma medalha e colocações ótimas”, ressalta a treinadora da equipe de atletas da cidade-sede da competição em 2021.

Repórter: Luciano dos Santos.
Editor: Lucas Trapp Serpa.

Um comentário sobre “Indaial volta a receber o Campeonato Catarinense de Patinação Artística após sete anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s