Como a prática regular de exercícios físicos melhora a saúde física e mental

Além de contribuir para o aumento da imunidade e para a fortificação muscular, hábito influencia de forma positiva o humor dos adeptos

Se exercitar vem sendo um hábito cada vez mais comum. Com os avanços da medicina e das tecnologias e a facilidade de acesso das pessoas à informação, a população está se conscientizando sobre os benefícios que a prática regular de atividade física traz para o corpo e a mente.

Segundo especialistas, é importante frisar que os exercícios físicos não devem ser estimulados apenas pela vontade que algumas pessoas têm em perder peso mas, principalmente, como uma prática eficaz para quem deseja alcançar uma longevidade saudável.

Créditos: Arquivo Pessoal Victória Schüler/Divulgação/Nosso TAL

Durante a pandemia de Covid-19, que começou no Brasil em março de 2020 e prossegue com os contágios até hoje, em outubro de 2021, foi possível verificar o crescimento do número de praticantes de atividades físicas no país e em diversas partes do mundo.

A personal trainer e instrutora de pilates Victória Schüler enumera razões que demonstram porque este hábito é tão importante. “Praticar exercício físico de maneira regular melhora a qualidade de vida das pessoas, mantém a imunidade mais forte e reduz o impacto de uma possível crise gerada pelo coronavírus”, explica.

A prática de exercícios físicos tem se mostrado eficaz também no combate às complicações da Covid-19. Um estudo publicado em outubro de 2021 no British Journal of Sports Medicine (BMJ Journals) indica que os praticantes habituais de atividades físicas desenvolveram quadros graves da doença com menos frequência.

Os benefícios

Além de trazer melhoras nos aspectos citados, a prática de exercícios físicos também reduz o risco de desenvolver uma série de doenças crônicas, melhora a qualidade do sono, aumenta níveis de energia, entre outros benefícios.

Importante, para quem deseja iniciar uma prática regular de exercícios físicos, fazer esta atividade após uma série de alongamentos. “Eles aumentam a flexibilidade muscular e a amplitude dos movimentos. Além disso, ajuda a reduzir o risco de lesões”, aponta Victória.

Além dos benefícios para o corpo, os exercícios trazem ganhos para a saúde mental do praticante. “O exercício faz com que o nosso cérebro libere diversos tipos de neurotransmissores que são responsáveis pelo nosso humor, tais como endorfina, dopamina e serotonina. A dopamina reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar. Já a endorfina promove a sensação de recompensa e relaxamento”, explica a instrutora.

Os cuidados

É essencial, para o praticante de exercícios físicos, estar sempre atento aos sinais do corpo, como lesões ou algo que comprometa, ao invés de colaborar, para o bem-estar. Também é recomendado procurar o acompanhamento de um profissional capacitado para dar dicas de inicialização e apresentar maneiras para um correto desenvolvimento físico.

Créditos da imagem: Arquivo Pessoal Victória Schüler/Divulgação/Nosso TAL

A alimentação também é um ponto importante. Recomenda-se sempre adequar as refeições à rotina de atividades físicas. Por exemplo, quanto maior a duração do exercício, maior será a necessidade calórica.

Outras dicas importantes:

  • Nunca iniciar exercícios intensos em jejum, e nem após uma refeição reforçada;
  • Fracionar a alimentação, fazendo os lanches diários nas horas certas;
  • Mantenha a alimentação equilibrada e variada, com consumo de frutas, proteínas e carboidratos;
  • Se mantenha hidratado.
Créditos da imagem: Gretta Hoffman/Pexels/Divulgação/Nosso TAL

Repórter: Vanessa Beatriz Trapp.
Editor: Luciano dos Santos.

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