Natal 2021: Comércio de Blumenau projeta aumento de vendas no final do ano

Com o aumento da vacinação e com a redução de casos e de mortes por Covid-19 no município, a expectativa é positiva para o setor

Esperança e expectativa são as palavras que resumem a perspectiva do comércio de Blumenau para as vendas no Natal 2021. Com o avanço da imunização da população, incluindo mutirões para fazer a cobertura vacinal avançar e, consequentemente, com a redução no número de casos, hospitalizações e mortes, há esperança de dias melhores e de maior movimentação no comércio para as compras deste final de ano.

Segundo projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), deve haver um aumento de 3,8% nas vendas do Natal de 2021 na comparação com a mesma data de 2020. Além disso, a CNC estima a contratação de 94,2 mil trabalhadores temporários para a data em todo o país. Caso esta estimativa for comprovada, o varejo brasileiro será responsável por gerar o maior volume de trabalho temporário para a data desde o Natal de 2013. 

Como foi o resultado do Natal 2020

O Natal 2020, apesar da pandemia do novo coronavírus, trouxe resultado positivo para a maioria dos comerciantes de Santa Catarina. A Pesquisa de Resultado de Vendas feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) apontou que os comerciantes que fizeram parte da pesquisa venderam, em média, 5,82% a mais no Natal de 2020 do que na mesma data de 2019.

Segundo a análise feita pelo Fecomércio-SC e divulgada na pesquisa, este resultado foi expressivo, “de certa forma surpreendente (apesar de acompanhar a tendência de retomada no comércio do segundo semestre” de 2020 e trouxe certa compensação para o restante das data do ano. Isso porque, no geral, em 2020, o comércio sofreu com resultados negativos no faturamento por causa da Covid-19.

O resultado do Natal de 2020, comparado com as vendas “normais” do ano, foi ainda mais expressivo: representou faturamento 23,55% maior, segundo a pesquisa da Fecomércio-SC.

Apesar do faturamento melhor em 2020, na comparação com o ano anterior, os comerciantes consultados pela Fecomércio-SC apontaram que os consumidores gastaram, em média, menos em 2020. O ticket médio em 2020 foi de R$ 452,74, uma redução de 0,9% em relação ao Natal de 2019.

Créditos da imagem: rupixen.com/Unsplash/Divulgação/ Nosso Tal

As expectativas para o Natal 2021

Para o comércio de Blumenau, a expectativa para as vendas no Natal de 2021 são ótimas, segundo o empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau, Eduardo Soares.

“Especialmente se comparado ao ano passado, é um Natal repleto de boas expectativas por parte dos empresários catarinenses. Acreditamos que as vendas serão melhores neste fim de ano, aqui em Blumenau, por diversos fatores”, observa.

Os números são promissores e trazem esperança para os lojistas e para os membros da CDL. As projeções feitas pela entidade para o Natal de 2021 levam em conta os dados obtidos nos outros meses do ano.

“Os números são grandes indicadores e estão a nosso favor. Em julho, por exemplo, o comércio de Santa Catarina fechou o mês com um dos melhores desempenhos do Brasil. No acumulado do ano até julho, o comércio de Santa Catarina cresceu 5,4% e, nos últimos 12 meses, 6,7%. Em resumo, Santa Catarina cresceu 13,3% frente ao mês anterior e 30,6% em relação ao mesmo período de 2020.”

Eduardo Soares, presidente da CDL de Blumenau

Horário ampliado para atender ao público

As vendas de final de ano geralmente vêm acompanhadas de horários mais estendidos e flexíveis para a população, justamente pelo aumento da procura pelos produtos nas lojas. Para atender a esse movimento, é preciso organização e planejamento, como explica o presidente do CDL de Blumenau, Eduardo Soares:

“Como de costume, em dezembro o comércio de Blumenau terá o horário ampliado, ficando aberto por mais tempo à noite e aos finais de semana. Essa prática é muito positiva, pois facilita as compras dos consumidores, que têm mais flexibilidade para ir às compras, aumenta as vendas e ainda proporciona mais segurança a todos, evitando aglomerações.”

De acordo com Soares, esse horário do comércio é estabelecido em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), firmada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau e Região (Sindilojas) com o Sindicato dos Empregados no Comércio.

Conscientização para atender às normas envolvendo a Covid-19

Ainda de acordo com o presidente da CDL Blumenau, desde o início da pandemia de Covid-19 a entidade tem desenvolvido ações de conscientização e orientações para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Entre estas ações, foi elaborado e distribuído de forma gratuita cartazes orientando sobre os cuidados necessários contra o coronavírus, foram realizadas campanhas publicitárias para conscientizar a população, realizadas gravações de vídeos e feitas postagens nas redes sociais chamando a atenção para que todos se comprometessem com a prevenção.

Para quem pretende fazer compras em lojas físicas no final de ano e tem receio da segurança que estes ambientes oferecem, Eduardo Soares destaca o trabalho que vem sendo feito pela entidade: “Constantemente, a CDL Blumenau reforça aos associados a importância de continuar seguindo os protocolos de segurança, como o uso de máscara e a higienização das mãos. Inclusive que os estabelecimentos forneçam álcool (em) gel aos consumidores”.

Imagem da campanha da CDL contra Covid-19. Créditos na imagem: Reprodução Instagram CDL Blumenau / Divulgação /Nosso Tal

Empregos gerados pelo Magia de Natal

Todos os anos Blumenau promove uma festa de Natal na Vila Germânica que oferece várias atrações musicais, gastronômicas e desfiles para moradores da cidade e turistas. Em 2020, a programação da festa foi cancelada por conta da pandemia de Covid-19. Mas o evento está confirmado para 2021, com a programação do Magia de Natal iniciando no dia 10 de novembro.

A Magia de Natal gera empregos para os blumenauenses no período do evento, entre novembro e janeiro, o que resulta em mais uma fonte de impacto positivo para a economia da cidade. O presidente da CDL de Blumenau destaca esta geração de oportunidades, assim como a contratação de trabalhadores temporários do comércio da cidade. “Também devemos levar em conta os bons números na questão do emprego, o que dá maior poder de compra à população”, observa Soares.

Confira uma galeria de fotos do Magia de Natal de outros anos


Repórter: Luana de Oliveira.
Editora: Aline Vitória de Lucca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s