Primeiro centro de informação para turistas de Dr. Pedrinho recebe investimento de R$ 500 mil

Projeto idealizado há duas décadas está na fase final de obras, com previsão de ser inaugurado em novembro

Planejado há 20 anos, o primeiro centro de informação ao turista de Doutor Pedrinho está sendo construído na entrada da cidade. O valor do projeto é de R$ 500 mil e tem previsão de entrega entre os dias 24 e 27 de novembro, durante o Encontro Nacional de Turismo e Aventura, promovido pela Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).

De acordo com o prefeito Hartwig Persuhn (Progressistas), o local escolhido para o projeto tem um potencial forte para o crescimento da cidade, já que se localiza entre o Portal de Doutor Pedrinho e a Cachoeira do Salto Donner, um dos principais pontos turísticos de Doutor Pedrinho.

Portal de Doutor Pedrinho, na entrada da cidade. Créditos da foto: Reprodução site Prefeitura de Doutor Pedrinho/Divulgação/Nosso TAL

A sócia da empresa Ativa Aventuras, que está investindo no projeto, Rosane Kroenke Marcarini, explica que a ideia inicial era fazer apenas um Centro de Informação ao Turista, mas aos poucos o projeto foi ampliado para oferecer também uma nova opção gastronômica para a cidade – conforme previsto em edital.

“A princípio, (o local) funcionará à partir das quintas-feiras, conforme a licitação. Conforme (for) a demanda, vamos nos adequando”, projeta a empresária.

Após uma licitação sem participantes em 2020, a prefeitura refez o processo. Nesta segunda tentativa, saiu como vencedora do edital a empresa Ativa Aventuras, pertencente aos sócios Otto Hassler e Rosane Kroenke Marcarini. Atualmente, a iniciativa privada é quem banca os custos da obra, com a prefeitura auxiliando com maquinários e ferramentas para que a edificação seja construída.

Expectativas econômicas e para o atendimento de turistas e moradores

O prefeito de Doutor Pedrinho vê o projeto como uma oportunidade de tornar a cidade ainda mais um ponto turístico. O efeito prático disto será o incremento da receita dos cofres públicos da cidade com a atração de mais visitantes.

“Ajuda no faturamento, ajuda no imposto, porque cada restaurante, cada loja, cada mercado vende e recolhe imposto para o município. Fora que nossos moradores ganham com isso, podendo viver bem, comprando seu carro, sua casa… Então isso gera emprego, gera crescimento para o município”, ressalta.

A empresária que está à frente da obra comenta que as expectativas são boas para a fase após a finalização do projeto, já que existe, mesmo atualmente, muita procura por hospedagem na cidade durante os finais de semana. 

“Acho que vamos absorver os turistas que já visitam a cidade, um movimento que aumentou desde que o nosso município passou na reportagem no Globo Repórter (em 2016). Sem contar que Doutor Pedrinho tem muitas belezas naturais que outros municípios não têm”, opina Rosane.

A empresária também comenta sobre a importância de tornar a cidade mais atrativa. Não só para que o turista possa se sentir bem, mas que os moradores do município também possam ter experiências melhores em Doutor Pedrinho.

“Queremos fazer um local bacana de muitos encontros e muitas risadas, que o cliente possa se sentir muito bem e queira voltar sempre. Este projeto foi pensado no turismo, mas também pra nossos munícipes”, finaliza Rosane.

Conheça os principais atrativos da cidade localizada no Vale do Itajaí

O ecoturismo é uma atividade econômica importante para Santa Catarina. Entre outras opções para os turistas que viajam até o Estado, estão as dunas de Florianópolis, as paisagens de altitude da Serra Catarinense e as áreas mais afastadas e preservadas de Blumenau.

Na cidade de Doutor Pedrinho, município com população estimada pelo IBGE, em 2021, de 4,2 mil habitantes, o principal atrativo do ecoturismo são as opções de passeio ligadas à água, como é o caso das cachoeiras, grutas e quedas de água.

Confira alguns pontos turísticos de Doutor Pedrinho que chamam a atenção dos turistas:

Foto: Prefeitura de Doutor Pedrinho

Cascata do Salto Donner

É a mais próxima do novo projeto. O objetivo da proposta é unir este atrativo turístico com o Portal de Doutor Pedrinho, que está localizado na entrada do município, através do centro de informação ao turista que está sendo finalizado.

Cachoeira Véu da Noiva

Com uma queda que parece um véu de casamento, a cachoeira é uma das belezas naturais mais conhecida (e fotografada) da cidade.

Foto: Prefeitura de Doutor Pedrinho
Foto: Prefeitura de Doutor Pedrinho

Gruta da Nossa Senhora de Fátima

Contendo os santos que são venerados na cidade, a gruta oferece um tipo de turismo que busca o equilíbrio entre a fé, a religião e o ecoturismo.

Cachoeira da Paulista

Esse atrativo turístico está acessível após a cobrança de ingresso. No local, existe infraestrutura para a prática de bungee jumping, pedalinho e tirolesa.

Foto: Prefeitura de Doutor Pedrinho

Outros investimentos da Prefeitura

Além de favorecer o investimento no centro de informação ao turista ao conceder para a iniciativa privada o espaço público da antiga Fábrica de Óleo de Sassafrás, o município de Doutor Pedrinho tem investido em ciclovias, pavimentação de ruas e nas áreas da saúde e da educação.

“Estamos melhorando nosso posto de saúde para darmos um bom atendimento aos nossos cidadãos. Na educação, nós queremos investir nas creches e nas escolas. Estamos prevendo a construção de uma escola. Não logo, mas está no planejamento, já que (estes investimentos) fazem parte das nossas bases”, projeta o prefeito Hartiwig Persuhn.

O município está procurando melhorar outras áreas, para as quais está buscando recursos, como é o caso do esporte e da infraestrutura. Além disso, segundo o prefeito do município, a administração pública pretende investir nos agricultores da cidade e na atração de empresas. Em 2010, o município registrou resultados positivos com a instalação da indústria Hedrons.

Hartiwig destaca a vocação turística de Doutor Pedrinho, destacando que há muito espaço para novos investimentos da iniciativa privada na cidade.

“Nós temos as melhores belezas naturais e devemos usar tudo que nós temos. É importante investir em mais do que uma coisa, como empresas, formação, educação, saúde e em todos os aspectos, porque quando funciona tudo, temos crescimento e humildade de trabalhar e buscar o melhor”, enfatiza o prefeito.

Repórter: Camila Sepka.
Editor: Gustavo Bruch Féo
.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s