Influenciadora catarinense é uma das vencedoras do MTV Miaw

Yasmin Castilho conta com milhões de seguidores nas redes sociais, vence em uma das categorias da premiação e ganha placa de 100 mil inscritos no YouTube

A influenciadora digital catarinense que cria conteúdos para as redes sociais, Yasmin Castilho, ganhou na última quinta-feira (23/09) na categoria Aposta Miaw do prêmio MTV Miaw. Ela concorreu pelo prêmio com outros sete candidatos de diversas regiões do Brasil. A votação ocorreu através de voto popular, dentro de cada categoria, no site da MTV criado para a premiação Miaw.

Yasmin é reconhecida pelos vídeos que produziu e que viralizaram durante a pandemia da Covid-19, com conteúdos que focam na rotina da catarinense e que se destacam pelo humor. Além de produzir conteúdos para as redes sociais, ela é embaixadora da Salon Line, marca do mercado de beleza e cosméticos capilares. A influenciadora contabiliza cerca de 1 milhão de seguidores no Instagram, 2 milhões de seguidores no Tiktok e 231 mil inscritos no canal que mantém no YouTube.

Instagram da influenciadora

“Eu amo representar o meu Estado, a minha cidade, eu amo onde eu moro e fico feliz demais”, comenta Yasmin sobre o reconhecimento que ela tem conquistado no Brasil. Além de ter vencido na categoria Aposta Miaw, a influenciadora conseguiu um outro marco importante uma semana antes da divulgação do resultado da votação da MTV: ela recebeu a placa de 100 mil inscritos no YouTube.

“Foi uma emoção imensa, porque eu nunca me imaginei crescendo no YouTube também, porque lá é uma plataforma que demora bastante, é mais lenta”, avalia.

Impactos e mudanças na rotina

Yasmin conta que começou a produzir vídeos, primeiramente, no YouTube. Isso depois de ter perdido o pai. Nesta fase inicial, ela produzia os vídeos como “uma distração”. Em paralelo, como tinha registro como atriz, ela fazia cursos visando crescer nesta carreira.

Depois do YouTube, Yasmin começou a investir nas publicações em outras duas redes sociasi: o Tiktok e o Instagram. Foi a partir deste ponto que as publicações da influenciadora catarinense “estouraram” na internet. Conforme os números cresciam, Yasmin investia mais na geração de conteúdos para as redes sociais. Hoje, está é a principal fonte de renda da catarinense, que criou uma empresa que leva seu nome.

Reprodução do primeiro vídeo da influenciadora no YouTube, publicado há nove anos. Créditos da imagem: Reprodução YouTube Yasmin Castilho/Divulgação/Nosso TAL

Antes de migrar para as plataformas digitais, os principais trabalhos como atriz de Yasmin Castilho tinham sido comerciais produzidos em Santa Catarina.

“Quando eu comecei a fazer o curso de atriz e tudo mais, eu já criava conteúdo para internet, mas eu tava focada de que eu queria entrar pra alguma emissora de TV e eu acabei focando mais nessa vida de atriz, mas nunca parei de criar conteúdo na internet. Aí eu vi que na internet começou a dar muito mais certo”.

Yasmin Castilho

Abrangência das redes sociais abrem espaço para parcerias com marcas

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) que analisou o crescimento das mídias até o ano de 2019, aponta que 52% dos brasileiros com acesso à internet seguem algum influenciador digital. Esse crescimento impacta na vida de quem assiste os conteúdos que são produzidos por estes influenciadores e também daqueles que vivem da produção destes conteúdos.

Segundo outra pesquisa, intitulada “Marketing de Influência em tempos de Pandemia de COVID-19”, realizada pelas empresas Youpix e Brunch, o Instagram é a rede social mais importante na divulgação de marcas. Em seguida, aparecem como fonte de renda de influenciadores neste trabalho conjunto com as empresas o YouTube e os blogs.

Outro influenciador catarinense que está ganhando projeção no TikTok

Além da Yasmin Castilho, outro influenciador de Santa Catarina que era ator antes de migrar para as redes sociais está em fase de ampliar sua projeção na web. Bruno Lopes já contabiliza 267 mil seguidores no TikTok. Ele cria vídeos com foco nas temáticas cinema e comédia. Alguns vídeos produzidos por Bruno ultrapassam a marca de 1 milhão de visualizações

Bruno Lopes em uma de suas imagens nas redes sociais. Crédito da imagem: Reprodução Instagram Bruno Lopes/Divulgação/ Nosso TAL

Além de trabalhar como influenciador digital, Bruno também atua com comerciais. O investimento dele na produção de vídeos para as plataformas digitais tem a ver com o alcance deste trabalho.

“Uma das coisas mais importantes para um ator é ser visto, porque se você não é visto, você não consegue trabalho”, sintetiza. Além da projeção maior que ele consegue através do trabalho nas redes sociais, Bruno se diz feliz em estar trabalhando com o que ele é apaixonado.

“Nenhum outro trabalho como ator me rendeu tanto como o TikTok fez, porque lá eu consegui atingir milhões de pessoas”, explica.

Como ganhar dinheiro com a produção de vídeos nas redes sociais

O TikTok tem remuneração própria para quem produz vídeos na plataforma. Mas esse serviço ainda não é ofertado no Brasil, apenas nos Estados Unidos. Por enquanto os influencers precisam achar outros meios de monetização, como publicidade, em contato direto com as marcas, e através de convites para eventos.

“Tem outras formas de se ganhar dinheiro nessa plataforma. Não necessariamente sendo pago pelo TikTok, mas por outras marcas com publicidade”, explica Bruno Lopes.

Então para quem quiser migrar para essa plataforma e ser criador de conteúdo, o tiktoker alerta que não deve se ter pressa e sim continuar produzindo, pois muitas pessoas acabam desistindo pelo retorno não ser como esperado. Apesar das dificuldades que podem aparecer neste caminho, Bruno Lopes acredita que tudo que é feito com amor e dedicação um dia volta com um bom retorno para o criador de conteúdo. 

Além dos catarinenses Yasmin e Bruno, Santa Catarina tem diversos outros influenciadores digitais. Entre os principais nomes desta área estão Maria Lina, Bruna Rotta e Bruna Olivo, além de diversas outras pessoas quem vem conquistando as redes sociais com seus próprios nichos de atuação.

Repórter: Aline Vitória de Lucca.
Editor: Luana de Oliveira
.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s