O atleta, que fez parte da era gloriosa do futsal catarinense, hoje é o principal líder da reestruturação de uma equipe que busca voltar ao topo do futsal nacional e internacional
Para os fãs da modalidade de futebol de salão, em especial para os catarinenses, o dia 26 de novembro de 2011 estará sempre em suas memórias. Nessa data, a Malwee, uma das maiores empresas do Estado e patrocinadora da principal equipe da modalidade em Santa Catarina até então, anunciava o fim da parceria com a equipe de futsal de Jaraguá do Sul.
O anúncio foi um choque para o elenco e para os torcedores do clube. Após quase dez anos de parceria, a Malwee rompia a parceria vitoriosa com o time. A partir daquele momento, muitos jogadores importantes da equipe e até mesmo o técnico do Jaraguá Futsal passaram a assinar contratos com outros clubes nacionais.

Até aquele momento, a equipe de Jaraguá do Sul tinha se consolidado como a base da Seleção Brasileira de futsal. Entre os diferenciais do grupo estava a atuação de jogadores que marcaram a história do esporte, como Falcão, Chico, Neto, Tiago, Xoxo, Xande, entre vários outros.
Fez parte deste grupo campeão o jogador Alex Domingos da Roza, conhecido como Leco. Quase 10 anos após o fim da parceria da Malwee com o time, Leco decidiu, aos 37 anos, retornar para o futsal de Jaraguá do Sul.

Retorno para o Jaraguá Futsal como forma de agradecimento
Após o encerramento do patrocínio da Malwee, Leco foi primeiro para o Joinville/JEC Krona. Ele ficou no clube até o final de 2020, quando o jogador decidiu retornar para o Jaraguá Futsal, se tornando o líder desta fase de reestruturação da equipe.
“O meu regresso ao clube se dá muito mais pelo carinho e gratidão que eu tenho pelo Jaraguá Futsal, por tudo que eu vivi aqui dentro. Então achei que era o momento de eu retribuir tudo que o Jaraguá me deu. E eu queria fazer parte desse processo de reestruturação da equipe que está querendo voltar a figurar entre os grandes do país e do mundo”, explica Leco.
Postura de líder e inspiração para os jogadores mais jovens
Leco retornou para o Jaraguá Futsal em um momento em que a equipe conta com um elenco formado por vários atletas jovens. Sete jogadores do clube têm 20 anos ou menos de idade. Diante deste grupo, Leco possui a missão de atuar como comandante da equipe. Ele encara esta responsabilidade de forma tranquila.
“É natural que alguém que passou pelo o que nós passamos na fase de grandes conquistas, hoje tenha uma repercussão maior dentro do elenco. Por isso, eu sinto mais como uma responsabilidade de transmitir como os grandes líderes daquela época: Xande, Chico e o Falcão fizeram comigo. Eu era bem mais novo e fui muito bem orientado e principalmente instruído a seguir nisso de conseguir as coisas pelo trabalho e dedicação. É isso que eu tento passar sempre que estou no vestiário”, comenta Leco.
Um destes jovens jogadores que se inspiram em Leco é Nauê Raphael Silveira Nazário, 19 anos, que faz parte do elenco que está reerguendo o Jaraguá Futsal e vem adquirindo experiência com o veterano.
“Me sinto muito honrado em estar participando dessa volta do Leco ao time de Jaraguá. Um jogador fantástico que fez muita história nos tempos da Malwee e pela equipe do JEC/Krona Futsal. Além de ser um grande profissional, também é um exemplo de pessoa, com muita humildade e dedicação em tudo que faz”, conta.
Jogando em alto nível aos 37 anos, Leco conta que precisou adaptar seu estilo de jogo por conta da idade.
“Nunca fui um atleta que esbanjou muito em relação ao corpo, por isso consegui manter esse condicionamento físico. Por ter sempre cuidado do meu corpo e estudado o jogo, consegui desenvolver tecnicamente o meu jogo e as necessidades que hoje existem”, explica o jogador.
Saiba mais sobre a trajetória de Leco
Leco nasceu em Chapecó, mas ainda jovem se mudou para Jaraguá do Sul com o apoio do irmão Junai. No município da região Norte de Santa Catarina, Leco formou uma família e trilhou boa parte de sua história.
Aos 16 anos, no ano 2000, já fazia parte da equipe profissional de futsal da cidade. A partir de então, ele esteve presente nos dez anos de glória da Malwee Futsal. Neste período, os jogadores da equipe conquistaram impressionantes 47 títulos.
No período em que jogou no Jaraguá Futsal, Leco foi convocado para atuar pela Seleção Brasileira por diversas vezes.

Repórter: Gabriel Gustavo Minel dos Santos.
Editora: Vanessa Beatriz Trapp.
2 comentários sobre “Entenda a reestruturação do Jaraguá Futsal pela visão do veterano Leco”