Como o basquete feminino de Blumenau chegou ao topo do esporte no país

KTO/Blumenau se consagrou, neste último final de semana, campeão da Taça FCB, sem perder de vista uma vitória futura na LBF, onde chegou na final pela primeira vez em 2021

O KTO/Blumenau conquistou mais um título nesta temporada de 2021. Ontem (12), a equipe se consagrou campeã da Taça FCB ao vencer o Basket São José pelo placar de 104 x 22 points na final. O time blumenauense é a principal força do basquete feminino catarinense, sem perder em competições estaduais há 5 anos.

Além da vitória registrada neste domingo, as atletas que representam Blumenau vinham colecionando vitórias na Taça FCB. Antes de vencerem o jogo que rendeu o novo título, a equipe havia vencido a Associação Desportiva Instituto Estadual de Educação (ADIEE) e o Joinville Esporte Clube (JEC). Confira abaixo os resultados dos últimos jogos da 17° Taça FCB Adulto Feminino 2021:

A expectativa do elenco, da diretoria e principalmente dos torcedores é que a equipe chegue novamente aos playoffs da Liga de Basquete Feminino, a elite do basquete nacional. De olho na sequência da temporada, a KTO Blumenau renovou o contrato das suas principais jogadoras, promoveu atletas da base e contratou a ala Sabrina Santos, que havia passado pelo basquete blumenauense anteriormente.

Atletas do KTO Blumenau. Foto: LBF/Divulgação/Nosso Tal

O caminho ao topo

Após levar o nome de Blumenau até as finais da LBF, o KTO/Blumenau encheu a cidade de orgulho. A disputa da final foi um feito inédito para uma equipe da região Sul do país. O título, que era o grande objetivo da temporada, acabou ficando para o futuro, já que as campeãs da liga nacional foram as atletas do Ituano, que fecharem a série melhor de cinco jogos em 3 x 0. “O objetivo da nossa equipe no início da temporada foi definido no dia 8 de fevereiro, que foi o primeiro dia da apresentação. Nós falamos que o nosso objetivo primeiro e único era sermos campeões da Liga Nacional”, afirma João Camargo, técnico do KTO/Blumenau.

Uma palavra capaz de definir a trajetória da equipe na LBF é a da superação. O time foi fortemente afetado pela Covid-19, e precisou ficar mais de um mês sem jogar por conta da doença. Mas nos playoffs a KTO/Blumenau ressurgiu e encontrou forças para prosseguir lutando. “Fico muito feliz com o resultado obtido, principalmente da maneira como foi. Nós tivemos alguns problemas durante o ano com relação à Covid, não fomos jogar uma parte da competição por orientação médica e fomos punidos com dois W.O.s, e isso no basquete é muito pesado”, explica Camargo.

Para o treinador, apesar dos contratempos vivenciados na temporada, dois fatores determinantes para o sucesso da equipe foram o comprometimento das atletas, que não se abalaram em nenhum momento, mesmo em meio à tantos imprevistos, e o senso de coletividade. “O que ficou claro pra todo mundo é que a nossa equipe era muito coletiva. Então não tinha uma jogadora que era destaque. A cada jogo diferente uma atleta ou outra aparecia um pouco mais, e isso mostrou o caráter da equipe de ser muito resiliente, ser muito comprometida com o trabalho em grupo, com o trabalho em coletivo”, completa Camargo.

Expectativa para o futuro

A equipe do KTO/Blumenau ratificou de vez, na temporada 2021, a posição de destaque a nível nacional do basquete feminino blumenauense. O esperado daqui pra frente é que o time se mantenha no topo do cenário brasileiro do esporte.

Segundo João Camargo, a busca pelo título da LBF, que esteve tão perto de vir para Blumenau, não cessará em nenhum momento. “A nossa expectativa para o basquetebol blumenauense nos próximos anos é de cada vez mais qualificá-lo, de cada vez mais buscar subir o degrau, sempre com muito trabalho, com muito critério, muito comprometimento, muito respeito às atletas. Blumenau tem sido, nos últimos anos, uma referência no basquete feminino, e nós pretendemos continuar expandindo esse trabalho”, projeta.

Repórter: Luciano dos Santos.
Editora: Luana de Oliveira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s