Cuidados com a saúde das crianças nas férias

Depois de um ano de isolamento social e de aulas mediadas por tecnologia, será importante incentivar o lazer com medidas de segurança

Júlia Laurindo

Com as férias de fim de ano se aproximando, muitas pessoas vão aproveitar para viajar e visitar familiares. Mas com o aumento no número de casos de COVID-19 em Santa Catarina registrado desde novembro, é importante ponderar bem sobre viagens, visitas e, no caso delas serem feitas, que os pais tomem cuidados redobrados com as crianças. 

Com o isolamento social provocado pelo novo coronavírus, crianças e seus responsáveis tiveram que readaptar suas rotinas. Mudanças que provocaram cansaço. Por isso, é importante que durante o recesso escolar, as crianças possam aproveitar o tempo livre, já que elas também sentiram o estresse e a pressão do isolamento social. Mas para que este tempo de lazer seja aproveitado sem riscos, é importante seguir algumas recomendações dos especialistas.

Como ter momentos de lazer em segurança


Importante levar em conta que é difícil para as crianças, principalmente as menores, não colocarem a mão na boca ou nos olhos. Por isso, vale restringir o contato social com pessoas de fora do círculo familiar.

Segundo os especialistas, é importante também incentivar práticas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão e utilizar o álcool em gel. Neste sentido, importante também evitar o contato dos pequenos com pessoas doentes e infectadas, evitar locais fechados como cinemas e aglomerações em espaços abertos como parques.

Já para os pais, os cuidados envolvem fazer a limpeza e a desinfecção de objetos de uso comum da casa, como maçanetas, mesas, controles remotos e chaves. Importante também limpar os brinquedos das crianças e bichinhos de pelúcia como os fabricantes recomendam. Vale ressaltar que crianças maiores de dois anos de idade devem fazer o uso da máscara ao sair de casa.

O cuidado continua com a volta às aulas


As autoridades responsáveis já estão se preparando para o próximo ano letivo. Ainda em 2020, duas portarias editadas pelo governo do estado permitem o ensino presencial em áreas com o nível grave de transmissão da COVID-19. Mas com o aumento no número de casos e de mortes em Santa Catarina e com a maioria das regiões do estado figurando no mapa de risco de nível gravíssimo, a expectativa é que o ano letivo de 2020 seja concluído com aulas mediadas por tecnologia.

Mesmo assim, para os pais que optarem por levar seus filhos para as aulas presenciais onde esta condição é permitida, é importante tomar cuidados, como os citados anteriormente. Além das recomendações anteriores, importante o uso da máscara e que seja feita a higiene regular das mãos com água sabão e álcool.

Importante também, no ambiente escolar, que a criança mantenha o distanciamento social dos professores e dos colegas. Outra dica é que quando a criança chegar em casa, ela já seja encaminhada para um banho. Além disso, será importante que os pais limpem e higienizem materiais como cadernos e mochilas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s