Black Friday e Natal trazem oportunidades para comércio e consumidores

Expectativa é que o e-commerce, em especial, seja favorecido com as vendas no final de um ano marcado pela pandemia de COVID-19

Júlia Laurindo

Com a Black Friday e as compras das festas de final de ano se aproximando, o comércio prevê crescimento nas vendas. A promoção do dia 27 de novembro, a última sexta-feira do mês, chama a atenção dos consumidores que procuram promoções e maiores descontos nas compras de final de ano. Muitos destes consumidores pesquisam os preços dos produtos durante meses e aproveitam o menor preço da Black Friday para efetuar a compra.

Em Blumenau, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) lançou a campanha digital “A Black Friday mais importante da história” para que os associados promovam a data. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a Offer Wise Soluções, 61% das pessoas entrevistadas pretende fazer compras durante a Black Friday de 2020. Um crescimento de 24% em relação à mesma data de 2019.

Para o presidente da CDL de Blumenau, Hélio Roncaglio, trabalhar a data com descontos e promoções poderá auxiliar muitas empresas a fomentar as vendas, principalmente neste período de pandemia de COVID-19. “De um lado temos o varejo, que espera aumentar as vendas durante a Black Friday e, de outro, temos os consumidores, que parecem estar ávidos pelas promoções. Por isso, acreditamos que a Black Friday será uma grande oportunidade para atrair os clientes até as lojas com a divulgação de boas ofertas e fazer bons negócios. Certamente, a data trará um bom incremento nas vendas”, afirma Roncaglio.

Tendência no cenário nacional


A tendência nacional é de que o comércio online ganhe ainda mais força durante esse período de Black Friday e de vendas de final de ano. No ano em que cerca de 5 milhões de pessoas compraram pela internet pela primeira vez e no qual o e-commerce ganha cada vez mais força, as ofertas e promoções são cada vez mais chamativas. O grande fluxo de compras durante a Black Friday anima também o setor de transporte de cargas, responsável pela entrega das mercadorias para os consumidores.

Mas, sempre que o consumidor optar por comprar pela internet, é importante que ele fique atento às especificações do produto e para o prazo de entrega. Esse último fator é importante porque a grande demanda pelo e-commerce pode fazer com que os prazos de entrega sejam mais longos do que o habitual. Compras feitas por sites internacionais devem ser verificados com bastante atenção, já que por conta da pandemia do novo coronavírus, a entrega de itens de alguns países para o Brasil está comprometida

Dicas para comprar pela internet


Se você pretende aproveitar os descontos dos sites de compras, siga alguns passos para sua maior segurança antes de efetuar sua compra:

  • Pesquise: cheque o mesmo produto em mais de um site de compras, e se possível, observe os preços alguns dias antes da Black Friday para confirmar se a compra vale a pena.
  • Segurança do site: certifique-se de que o site é confiável, possui boas avaliações e se é seguro para compras. Não passe seus dados pessoais ou de seus cartões se o site não for de confiança.
  • Cartão de crédito: compre pelo cartão de crédito sempre que possível. Dessa maneira é mais fácil fazer o cancelamento da compra caso haja alguma fraude ou complicação.

Um comentário sobre “Black Friday e Natal trazem oportunidades para comércio e consumidores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s