Espaço foi autorizado a abrir com a região do Médio Vale do Itajaí figurando na área de risco considerada alta para contágio da COVID-19
Marco Aurélio Júnior
Após ficar sete meses fechado por conta da pandemia do novo coronavírus, o Museu da Cerveja de Blumenau voltou a receber visitantes no último dia 27 de outubro. Um dos fatores determinantes para isso foi que a região do Médio Vale do Itajaí segue, até o final de outubro e há algumas semanas, no mapa de risco de contágio da COVID-19 na classificação de “alto risco”, o que permite a abertura de alguns espaços culturais.
Com horário de funcionamento das 10h às 16h, o Museu da Cerveja fica aberto de terça-feira a domingo. Segundo a administração pública, que faz a gestão do espaço, todas as normas sanitárias estão sendo seguidas para garantir a segurança dos visitantes. Podem visitar o local grupos de até 20 pessoas por vez.
O uso de máscara é obrigatório e haverá câmera térmica para medir a temperatura das pessoas que forem até o local. Para visitar o espaço, basta agendar um horário pelo telefone (47) 3326-6791.
Novo decreto permite reabertura de museus, cinemas e teatros em Blumenau
Com a diminuição do fator de risco da região de Blumenau diante da pandemia até o início da última semana de outubro, um novo decreto, publicado pelo Governo do Estado de Santa Catarina no dia 23/10, permite que os museus, os cinemas e os teatros abram suas portas em Blumenau.
Embora liberados, nem todos os espaços culturais da cidade anunciaram a sua reabertura.
Quanto aos museus, todos já podem receber visitantes, desde que sigam as normas sanitárias e o número de visitantes por vez não ultrapasse um terço da capacidade regular destes espaços (incluindo os funcionários).
Já os cinemas de Blumenau podem abrir com 50% da sua capacidade, também seguindo as orientações sanitárias de acordo com o decreto publicado pelo Governo do Estado. Até a última semana de outubro, apenas as redes de cinemas GNC (Shopping Neumarkt) e Cinépolis (Norte Shopping) estavam abertas. As salas de cinema Arcoplex (Park Europeu) ainda não foram reabertas ao público.