Comitê escolhe 26 de outubro como data para a volta às aulas presenciais

O retorno dos alunos às salas em Blumenau será opcional e feito por etapas, em paralelo com aulas mediadas por tecnologia que seguem até o final do ano

Júlia Laurindo

Seguindo o que determina a portaria publicada no dia 6 de outubro pelas Secretarias de Saúde e da Educação do Estado, o Comitê Municipal de Retorno às Aulas Presenciais definiu o dia 26 de outubro como a data de retomada das atividades em sala de aula em Blumenau.


O regresso das atividades presenciais vai envolver somente os alunos cujos pais optarem pelo retorno dos filhos ao ensino presencial. Vale lembrar que esta volta às aulas presenciais servirá como uma espécie de reforço para o aprendizado. O ensino de novos conteúdos seguirá sendo feito na modalidade mediada por tecnologia até o final do ano letivo, previsto para ser concluído no dia 18 de dezembro.

A retomada dos alunos para o ambiente escolar será feita de forma gradual. Os encontros entre alunos e professores terão quatro horas de duração, começando pelos anos finais do ensino fundamental, infantil e EJA (Educação para Jovens e Adultos).


As turmas serão dividas em grupos, considerando o número de alunos que voltarão às aulas, para evitar aglomerações e cumprir o distanciamento social. Além disso, as regras de biossegurança deverão ser seguidas por todas as pessoas presentes no ambiente escolar. Estas medidas são válidas para as escolas públicas. As instituições de ensino da rede privada terão liberdade para definir quando e como ocorrerá o retorno dos seus alunos. 


Os pais ou responsáveis pelos estudantes deverão responder um questionário feito pelas escolas dizendo se são a favor ou não do retorno presencial das crianças e dos adolescentes. A previsão é que até o dia 23 de outubro o plano municipal de retorno seja finalizado, quando será possível determinar o número exato de alunos que optaram pelo retorno do ensino presencial.
 

Repercussão nas redes sociais


Pais, responsáveis e comunidade em geral reagiram ao compartilhamento feito no Facebook da matéria sobre o assunto publicada pelo Jornal de Santa Catarina no dia 12 de outubro. Algumas pessoas se mostraram descontentes com a decisão, já que o ano letivo está chegando ao fim.

A publicação na rede social, com 202 comentários e 22 compartilhamentos até o início da tarde do dia 14 de outubro, registrou alguns questionamentos de pais e responsáveis sobre se realmente vale a pena mandar as crianças de volta à escola neste momento.

O medo de contaminação com o novo coronavírus se fez presente em comentários de pais de alunos em idade escolar. Muitos relembraram, na publicação compartilhada pelo Santa, os episódios de aglomeração que aconteceram em praias e parques durante o feriado de 12 de outubro.

Outros comentários trouxeram outro ponto-de-vista sobre o assunto, ressaltando, por exemplo, a importância da retomada da socialização das crianças que estão estudando em casa desde março, além dos estudantes terem, em sala de aula, supervisão dos professores para a conclusão das atividades de ensino.

A data para a volta às aulas presenciais em Blumenau foi divulgada na manhã do dia 12 de outubro, feriado nacional, e até a noite do dia 13 as principais escolas da rede particular da cidade ainda não tinham compartilhado em suas redes sociais ou em seus sites mais informações sobre o retorno de seus alunos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s