Futsal inaugura a volta dos esportes profissionais em Blumenau

Equipe da cidade recebeu o time de Cascavel (PR) no ginásio do SESI pela Liga Nacional

Thiago Gomes

No dia 3 de outubro, o Blumenau Futsal recebeu a equipe de Cascavel no complexo esportivo do SESI em confronto válido pela décima rodada do grupo B da liga nacional da categoria. O empate em 2 x 2 não significou apenas um ponto na tabela. A partida marcou o retorno das modalidades esportivas em âmbito profissional em Blumenau, já que estas atividades estavam interrompidas desde o início das medidas de restrição tomadas por conta da pandemia do novo coronavírus.

O futsal catarinense foi autorizado a retornar com suas partidas desde o dia 25 de setembro, de acordo com a Portaria SES N 703  publicada pelo governo do Estado. De acordo com essa portaria, apenas as cidades que estão em regiões de risco gravíssimo não podem sediar eventos profissionais. Blumenau não se enquadra nesta categoria, já que a região do Médio Vale está no nível considerado alto desde o dia 2

Como de costume desde 2018, o futsal blumenauense sedia suas partidas no SESI, já que o ginásio do Galegão não possui as dimensões corretas de quadra para jogo desta modalidade. Assim, o SESI foi a alternativa encontrada pela diretoria do clube para a disputa da liga nacional da categoria que exige as dimensões recomendadas pela FIFA.

A organização do campeonato nacional teve dificuldades para organizar a liga de 2020 por conta da pandemia de COVID-19. A competição tinha como estrutura padrão uma fase classificatória por pontos corridos que levava os 16 times mais bem colocados para a fase eliminatória.

Em 2020, para evitar grandes deslocamentos, os 21 clubes participantes foram divididos em três grupos com equipes do mesmo Estado ou de estados próximos. Desta forma, o Blumenau Futsal está no grupo B e disputa a classificação para as eliminatórias contra os paranaenses Cascavel, Marreco e Foz Cataratas, e os gaúchos Carlos Barbosa e Atlântico.

O Joinville é o outro time de Santa Catarina a disputar os jogos do grupo. Além da Liga Nacional de Futsal, o time blumenauense participa do campeonato catarinense série ouro.

Retorno gradativo durante a pandemia

Outra modalidade que deve voltar a atuar em âmbito profissional em Blumenau é o vôlei. A Apan/Eleva deverá receber os jogos da Superliga (principal competição da categoria no Brasil) a partir de novembro.

No dia 06 de outubro todas as equipes da competição realizaram uma reunião mediada por tecnologia para definir o protocolo de jogo, que dita as regras direcionadas à prevenção do contágio de COVID-19.

No futebol, Blumenau não deve ter a bola rolando nos gramados tãc cedo. Mesmo com a modalidade liberada desde o dia 6 de junho em Santa Catarina, os times profissionais do município não vão disputar suas partidas na cidade.

Com a decisão da administração do SESI em não ceder mais o seu estádio de futebol para os clubes, Blumenau ficou sem nenhum local adequado para receber as competições estaduais e nacionais, forçando equipes como o Metropolitano e o Blumenau Esporte Clube a disputarem seus jogos fora do município.

Blumenau EC em partida válida pela série B do campeonato catarinense 2019, em Indaial. Crédito: Thiago Gomes/Arquivo

O Metrô irá disputar a série B do campeonato catarinense no município de Ibirama e o BEC, que pretendia participar da série C estadual, tentou sediar seus confrontos nos municípios de Indaial e Pomerode, mas fracassou no intento e não poderá disputar nenhum campeonato profissionalmente este ano.

Enquanto outras modalidades não têm início, o Blumenau Futsal terá mais 5 jogos na cidade em outubro pela Liga Nacional. Confira a tabela com os próximos jogos:

12/10 – 21:00 – Blumenau X Atlântico (RS)

17/10 – 16:00 – Blumenau X Joinville (SC)

21/10 – 21:30 – Blumenau X Carlos Barbosa (RS)

24/10 – 18:00 – Blumenau X Marreco (PR)

31/10 – 19:00 – Blumenau X Foz Cataratas (PR)

Um comentário sobre “Futsal inaugura a volta dos esportes profissionais em Blumenau

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s