A importância da língua estrangeira no xadrez

Falar outros idiomas é importante para o estudo enxadrístico

Marco Aurélio Júnior

Falar mais de um idioma abre muitas portas para uma pessoa na vida acadêmica, na carreira profissional e, inclusive, no meio esportivo. Um exemplo disso é visto no xadrez, o esporte da mente, no qual o treino envolve muito estudo de artigos, resolução de problemas e, principalmente, livros.

É muito comum ler ou ouvir de professores e mestres de xadrez que estudar livros, como os considerados “clássicos”, por exemplo, é importante para o desenvolvimento de um enxadrista. Porém, a literatura enxadrística disponível em língua portuguesa é escassa. Grande parte dos livros estão disponíveis apenas em inglês e/ou espanhol.

Sendo assim, enxadristas que buscam o aprimoramento no esporte acabam tendo que, no mínimo, entender o básico de outras línguas estrangeiras. Esse é o caso do Mestre Internacional Renato Quintiliano, de 28 anos de idade.

“A língua estrangeira foi bem importante pra mim, pra estudar os livros. Principalmente porque quando comecei a estudar xadrez tinham bem menos livros em português do que hoje, e na escola de xadrez que eu ia tinha muito livro em inglês e em espanhol”, explica Quintiliano.

Conheça a história do MI Renato Quintiliano no podcast Torre na Sétima:

“Eu não dominava o inglês… não entendia nada! Sempre achei o espanhol mais fácil por achar mais parecido com o português. Por conta disso, eu conseguia estudar vários livros. O inglês demorou um pouco mais para eu ler livros. Foi ali pelo ano de 2013, quando comecei a me dedicar mais como profissional. (Foi então que) Eu tive que começar a entender os livros em inglês, porque os melhores estavam nesse idioma”, comenta o Mestre Internacional de xadrez.

Quintiliano complementa, sobre este tema: “Aí fui sofrendo com Google Tradutor, traduzindo frase por frase, melhorando o vocabulário, até que acabei acostumando e estudei muitos livros em inglês, o que fez bastante diferença. A gente tem, no máximo, uns 20% do material, dos livros bons, em português. Então precisamos procurar (essas obras) em espanhol ou inglês”.

Além de atleta, o Mestre Internacional também é treinador, dando aulas particulares e participando da Academia Rafael Leitão. “Mais tarde, como treinador e professor, (a língua estrangeira) também foi bem útil, porque conforme fui dominando melhor os idiomas, eu tive chance de trabalhar com outros jogadores estrangeiros, de publicar artigos, publicar bases teóricas, tudo isso em inglês. E também fiz algumas coisas escritas em espanhol. Então me deu algumas oportunidades à mais como treinador”, observa.

Mais um exemplo de importância da língua estrangeira no xadrez é dado pela Mestre Nacional Gabriela Feller, de 16 anos de idade. A blumenauense é tetracampeã estadual, tricampeã brasileira e campeã sul-americana de categorias, e já conheceu 11 países por causa do xadrez.

Gabriela Feller é campeã brasileira de categorias e integra a equipe de Blumenau nas competições por equipes. Foto: Redes Sociais/Gabriela Feller/Divulgação

“Falar outros idiomas me ajudou muito e, em alguns momentos, inclusive, senti a necessidade de saber mais do que já sabia. Acredito que podemos aproveitar muito mais quando fazemos amizades, trocamos experiências e conhecemos a cultura de outros países. Isso é muito rico! Sem contar a importância de entender as regras do torneio e conseguir se comunicar com os árbitros (em competições fora do país)”, explica a mestre nacional.

A enxadrista é uma das grandes promessas da modalidade no Brasil e integra as equipes de Blumenau nos Joguinhos e Jogos Abertos de Santa Catarina.

Para Gabriela, saber outros idiomas é fundamental na rotina enxadrística por conta da diversidade de material que nem sempre está disponível em português. “Tem os livros, que são muito importantes para o nosso crescimento; vídeos de mestres estrangeiros, que também são muito interessantes para complementar nossos estudos; e até mesmo as lives, pois há muitos torneios da elite comentados em inglês e espanhol”, observa.

Grupo de jovens enxadristas promove lives de aulas de russo

O grupo Jovens Talentos do Xadrez Brasileiro (JTXB), do qual Gabriela Feller faz parte, promove lives semanais de aulas de russo para enxadristas com o Dr. Oleg Bokhonok. As lives acontecem no canal twitch.tv/jtxbrasil e são abertas ao público.

“A live de russo no nosso canal da Twitch é algo bem interessante e importante, porque a Rússia é uma das maiores potências mundiais de xadrez. E há vários materiais exclusivos de lá que infelizmente só tem em russo, então essas aulas ajudam o atleta que quiser estudar um livro nesse idioma”, explica Gabriela.

“Nessas lives também é abordado o idioma em si, que é uma oportunidade para os enxadristas que querem estudar lá, ou desejam fazer algum curso, seja online ou não. Facilita a comunicação”, complementa a enxadrista.

Cada live tem um tema, como a primeira aula onde o grupo abordou o alfabeto russo. E os vídeos ficam salvos no canal de YouTube do grupo.

A iniciativa chamou a atenção da comunidade enxadrística brasileira, como a Mestra Internacional Regina Ribeiro, professora em Blumenau e uma das treinadoras da Gabriela Feller.

“Achei a novidade das aulas fantástica. Existe muito material de xadrez traduzido do russo, mas nada melhor do que poder acompanhar na língua original. Isso pode ser um diferencial enorme, pois muito material não tem tradução simultânea em seu lançamento. Além disso, dominar mais de um idioma facilita a comunicação e o intercâmbio entre os enxadristas de diferentes países”, observa Regina.

O Mestre Internacional Renato Quintiliano também acompanha o JTXB. Ele, inclusive, ficou interessado nas aulas de russo: “Eu acompanho o grupo e achei muito legal a iniciativa deles se juntarem. Achei legal também essas aulas de russo. Estou afim de pegar umas até… assistir aos vídeos. Espero que eles continuem fazendo várias atividades e incentivando as outras gerações que vierem de atletas mais novos. É um exemplo bem legal que eles estão dando de união”.

Além das aulas de russo, o grupo promove diversas lives no canal na Twitch ensinando xadrez, resolvendo exercícios, jogando partidas e conversando com os espectadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s