Cosméticos naturais ganham espaço na rotina da população

Segundo pesquisa da Nielsen Brasil, 7 milhões de lares já possuem hábitos mais sustentáveis

Michelle Mello

Produtos orgânicos e naturais têm ganhado popularidade nos últimos anos. De acordo com o Euromonitor, empresa de pesquisas de mercado de Londres, uma das 10 tendências globais de 2020 é o aumento no consumo de produtos locais. Segundo a pesquisa, na América Latina, mais de 30% dos entrevistados buscam produtos ecológicos ou etnicamente conscientes para se sentirem melhores. 


No Vale do Itajaí, iniciativas começam a aparecer e ganhar espaço. A Miniatural, empresa baseada em Massaranduba, tem como foco produtos cosméticos naturais. Atualmente, possui 6 produtos à venda em lojas e em seu site, que vão desde sabonetes até desodorante.

 
“A Miniatural surgiu da minha paixão pela Cosmetologia. Sempre amei usar muitos cosméticos na minha rotina de beleza e passei a me questionar como cada um era feito, por quem eram fabricados, como eram as embalagens e se realmente eram necessários tantos produtos para a pele. Depois de me formar Farmacêutica resolvi me especializar na área, e com isso veio o nascimento da minha própria marca. Porém eu queria que ela tivesse um diferencial, então decidi pela criação de cosméticos naturais e veganos em embalagens preferencialmente em vidro, além de produtos com formulações ricas para que o cliente tenha os mais diversos benefícios em um só produto”, conta a dona da marca, Amanda Buzzi.


Com 5 pontos de venda nas cidades de Blumenau, Pomerode, Indaial, Jaraguá do Sul e Massaranduba, as vendas por meio da internet são as mais significativas. “As vendas através da internet são muito significativas, elas alcançam um público que, para as pequenas empresas, é de difícil acesso. Então torna-se muito fácil para o consumidor aproximar-se de empresas as quais ele tem afinidade”, comenta Amanda. De acordo com pesquisa sobre o consumo de produtos de higiene sustentáveis no Brasil feita pela Nielsen Brasil, 32,8% dos consumidores compram pela internet e 50% deles compra direto com as marcas.


Os produtos são produzidos em uma fábrica no Rio Grande do Sul mas para serem criados são realizadas pesquisas com clientes para entender as demandas e ingredientes. Segundo Amanda, o processo é realizado em parceria com farmacêutica da fábrica e testado por ela mesma. Nenhum produto da marca é testado em animais.


Apesar das dificuldades de ser uma marca pequena e local, Amanda busca mostrar seu trabalho, “Quando falo que sou de Massaranduba, muitas pessoas ficam desconfiadas da marca, da procedência, ou não dão valor simplesmente por ser de cidade pequena. Somado ao fato que muitas pessoas ainda não dão importância ao pequeno empreendedor e muito menos a marcas ambientalmente responsáveis, a dificuldade aumenta. Mas estou na luta pelo meu espaço e quero mostrar que a Miniatural é uma marca séria e apaixonante através de muito trabalho árduo e dedicação, os quais eu tenho de sobra”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s