Campanha Dezembro Laranja alerta para o câncer de pele

Na região de Blumenau 66 mortes foram registradas entre os anos de 2010 e 2015

Ingrid Leonel

Neste mês acontece a campanha Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que tem como objetivo alertar sobre o câncer da pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), este tipo de câncer é o que mais atinge a população brasileira.

No país, mais de 85 mil casos são registrados entre homens e mais de 80 mil em mulheres. Santa Catarina é o estado que tem o maior índice de câncer de pele, sendo registradas 1.990 mortes. Já em Blumenau, o número chega a 66 casos de mortes entre os anos de 2010 e 2015.

Conforme conta o médico dermatologista, Boris Omar Koerich, “A nossa região apresenta uma grande parte da população de pele clara, por ter amplo litoral facilita hábitos relacionados à exposição solar frequente”, destaca. O principal agente causador da maioria dos cânceres da pele é o sol, se apresentando de formas diferentes de acordo com o tipo histológico de cada câncer. “Lesões escurecidas que venham apresentando mudança de cor, alterações nas bordas, irregularidades, além de dor coceira ou sangramento devem chamar a atenção para se fazer uma avaliação médica. Além disso, feridas que não cicatrizam”, explica o dermatologista.

Dr. Boris  Koerich médico dermatologista. Foto: Ingrid Leonel

O médico ainda ressalta sobre a exposição exagerada ao sol. “Portanto evitar a exposição solar exagerada, uso de foto protetores, roupas, chapéus e óculos auxiliam na proteção. O paciente também deve ter o hábito de avaliar sua pele com frequência para perceber precocemente alguma alteração no corpo” afirma.

Recentemente, a Liga de Dermatologia do curso de medicina da Universidade Regional de Blumenau, juntamente com professores, estudantes e profissionais da área, promoveram um mutirão de atendimento no Hospital Universitário da FURB. A ação foi organizada para atender gratuitamente a comunidade, por meio de consultas e exames preventivos.

A presidente da Liga Acadêmica, Camila Moraes destaca a importância da campanha, “o câncer de pele tem uma grande incidência na nossa região e é uma doença que mata. Por isso é muito importante que qualquer pessoa com uma lesão que tenha crescido, que tenha uma cor escura, de várias cores, que procure atendimento. Nossa intenção é prevenir para combater o câncer de pele”, observa. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s