Projeto Evoluir de Jaraguá do Sul completa 19 anos

O programa iniciou com 11 polos distribuídos em escolas públicas e hoje soma 14 unidades

Heloisa Ristow

O esporte promove saúde, trazendo longevidade aos seus praticantes e ajuda a formar cidadãos. E este também é o principal objetivo do Projeto Evoluir, fundado em Jaraguá do Sul no ano 2000. Com o intuito de mudar a vida de estudantes da rede pública, o projeto incentiva a prática desportiva das crianças, principalmente na modalidade de voleibol.

Coordenado pela Associação Desportiva de Voleibol (ADV) e idealizado pelo professor Benhur Rosado Sperotto, o projeto vem ganhando destaque desde então e tornando-se cada vez mais importante para a cidade e região. Mas, nada disso seria possível sem a parceria realizada com a empresa Marisol S.A e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. 

Benhur foi quem colocou a proposta em prática, após receber um convite para treinar as equipes de vôlei da Fundação Municipal de Esportes (FME), em 2000. Esse projeto era uma ideia pessoal do professor que, depois de chegar à cidade teve a oportunidade de desenvolvê-lo. Desde o início, a empresa Marisol S.A. é a patrocinadora exclusiva do programa, sendo possível assim transformar o sonho em realidade.

Há 19 anos, o projeto vem beneficiando a população por meio da inserção do esporte, contando sempre com o auxílio de profissionais da área da educação física. Um exemplo é o professor Luiz Carlos Rodrigues da Silva Kadylac, técnico das equipes masculinas de voleibol da cidade e apoiador do projeto. Kadylac entende que o principal objetivo é levar uma forma de lazer para as crianças e jovens da cidade.

O programa iniciou com 11 polos em escolas públicas e hoje já contabiliza 14, com a participação de quase 2 mil atletas. Em cada polo, são realizadas duas aulas por semana e algumas seleções de base no município. Segundo presidente da ADV, Marcos Antonio Fari Junior, foram aproximadamente 25.500 crianças atendidas em 19 anos de projeto. “Existe uma melhora significativa no comportamento e na autoestima dos participantes, como relatam os pais, professores e até os próprios alunos”, comenta o presidente.

Além de dezenas de títulos conquistados pelos naipes feminino e masculino nas diversas categorias do voleibol catarinense e brasileiro, muitos atletas alcançaram o auge da carreira participando de seleções estaduais e nacionais. Por outro lado, professores, técnicos e monitores também buscam um espaço no mundo profissional. A maioria deles já contribuem junto à equipe do Evoluir. Este ano a Associação Desportiva de Voleibol está concorrendo ao troféu Gustavo Kuerten, como melhor entidade esportiva. A premiação é concedida aos destaques do ano no esporte de Santa Catarina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s