Verão intensifica a necessidade de cuidados com a pele

Com o contato direto com os raios solares, a proteção da pele deve aumentar durante a estação.

Júlia Beatriz

A estação mais quente do ano está chegando e junto com ela, cuidados são necessários, principalmente com a pele, maior órgão do corpo humano. Com a maior exposição ao sol, seja em um passeio na praia ou na realização de atividades físicas ao ar livre, os cuidados devem ser redobrados, evitando queimaduras, manchas e também prevenindo o câncer de pele.

Segundo a dermatologista Jackie Hasse, é necessário ter uma rotina de cuidados com a pele em todas épocas do ano, mas durante o verão, alguns cuidados se tornam mais importantes, principalmente em relação aos efeitos negativos que podem ocorrer devido aos raios solares. “De acordo com o seu tipo de pele, você deverá adaptar produtos e a rotina de cuidados para mantê-la íntegra. Por isso, é importante conhecer bem a sua pele, visitando um dermatologista e observando as pequenas alterações que possam surgir com o uso de determinados produtos, com as estações do ano, o tempo, a exposição solar, entre outros”, explica.

Um aliado no verão é o filtro solar, mas, como explica Jackie, é necessário considerar as faixas etárias e as orientações. “Menos de 30 anos: o filtro deve ser oil-free em veículos à base de loção, gel ou gel-creme e com toque seco, pois, nesta faixa etária, predomina a oleosidade na pele devido à intensa atividade hormonal; De 30 até 50 anos: o filtro poderá conter antioxidantes, antirrugas, em veículo hidratante (cuja composição deve estar de acordo com a textura de sua pele: pele oleosa pede gel-creme, loção ou gel). Se a pele é seca, importa dar preferência para os cremes; Acima dos 50 anos: pode ser utilizado filtros solares que contém firmadores e hidratantes, e nesta fase geralmente o veículo em creme é o que melhor se adapta, pois a pele nesta faixa etária, devido às alterações hormonais, tem uma diminuição da oleosidade natural”.

Vale lembrar que durante dias que a exposição solar não seja tão grande, o filtro solar também deve estar presente. O indicado é o com fator 30, mas caso existam manchas pela pele, deve-se fazer o uso de filtros com proteção maior e pigmento, com cor de base da pele. “Com o passar dos anos, nós sofremos com o efeito cumulativo do sol e estudos mostram que cerca de 75% da radiação solar recebida durante a vida ocorre nos primeiros 20 anos. As lesões começam a aparecer, na maioria das vezes, ao redor dos 40 anos. Portanto, devemos proteger as crianças e estimular os adolescentes a se protegerem”, aconselha a dermatologista.

Além de queimaduras e manchas, algumas doenças podem aparecer durante a estação, como alergia, bicho geográfico, brotoeja, melanoses solares, entre outras. Por isso, é de extrema importância cuidar da saúde durante overão. Veja a seguir algumas dicas da dermatologista.

– Beber muita água;
– Ingerir frutas e legumes ricos em vitaminas, antioxidantes e os carotenos que protegem a pele do sol;
– Usar hidratante após a praia ou exposição solar;
– O guarda sol e barraca de praia devem ser de lona ou algodão, que absorvem 50% da radiação ultravioleta, ou de tecido próprio com proteção UV que chega a proteger 90% . Não utilizar quando feitas de Náilon, pois cerca 95% dos raios UV ultrapassam o material;
– Se você está usando ácidos na pele para tratamento de manchas ou rejuvenescimento, é a hora de procurar o seu dermatologista para substituir por produtos que contenham substâncias próprias para o tratamento no período de verão;
– Evitar exposição solar no horário das 10: 00 às 16:00 horas;
– Nunca utilizar bronzeadores caseiros e ou naturais, pois esses produtos podem queimar a pele;
– Cuidado com uso de perfumes e também com o contato da pele com frutas, como o limão ou outras frutas cítricas, para não aparecerem manchas na pele.

Jackie Hasse CRM 8695
Médica Dermatologista credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s