Nova cafeteria em Jaraguá do Sul promove a inclusão social

Bem-Me-Quer oferece, além das deliciosas opções de comida e bebida, um espaço aconchegante e cheio de amor

Heloísa Ristow

Quando se fala em inclusão, pode parecer é um processo difícil de realizar, mas ela está em tudo. A palavra inclusão significa incluir pessoas em ambientes ou grupos que não faziam parte, sendo um ato de igualdade. Todos têm o direito de serem aceitos sem sofrer nenhum tipo de preconceito ou discriminação. Foi então desse pensamento que surgiu a ideia da Bem-Me-Quer Cafeteria e Doceria Especial.

Inaugurado há poucos dias, o ambiente criado pelas empresárias Margareth Ripp e Claudia Robertha de Arrazão é aconchegante e cheio de amor. Tem como essência uma geração de aprendizado para pessoas com e sem deficiência. “Gostaríamos de poder empregar todas as deficiências possíveis, mostrando através do nosso empreendimento que as limitações fazem parte da vida de qualquer pessoa, e que não se pode limitar ninguém”, comenta Claudia sobre os funcionários da cafeteria.

Placa de inclusão que tem na cafeteria Bem-Me-Quer. Foto: Heloisa Ristow

A ideia do negócio surgiu em 2019, quando as amigas tiveram a ideia de abrir uma cafeteria e encarar novos desafios. Uma das fundadoras,, Margareth,  é mãe de uma aluna da APAE.  Natural de Blumenau,  se mudou para Jaraguá do Sul há três anos com a família. Já Claudia é de Guaramirim e se mudou  para  a cidade em 2018. Em 2006, ela entrou na Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE de Jaraguá do Sul, onde atuou como professora, orientadora, coordenadora e, nos últimos três anos, como diretora da entidade.

O objetivo do empreendimento é juntar várias questões em um só lugar. Serviço de qualidade, ambiente agradável e aconchegante para um café. O diferencial deles é ser atendido por pessoas com limitações. “Queremos mostrar que há espaço para todos no mercado de trabalho e que a inclusão é possível quando existe amor e dedicação”, completa Margareth.

Alguns dos atendentes da cafeteria Bem-Me-Quer. Foto: Joly Fotografia/ Divulgação

A Bem-Me-Quer oferece uma variedade de comidas, incluindo lanches, doces, salgados e bolos, além de  de bebidas como cafés e sucos. O ambiente também serve opções sem glúten e sem lactose.

Entretanto  para quem é novo nesse ramo empreendedor, o desafio de manter-se é grande e requer determinação. Muitas vezes é necessário conciliar o trabalho com outras atividades, como é o caso de Margareth que tem dois empregos além da cafeteria.

As novas empresárias enfrentam os obstáculos financeiros devido ao alto custo dos investimentos para adequar o ambiente para pessoas que convivem com deficiência. Claudia comenta que ter um espaço totalmente inclusivo é complicado. “As empresas que contratamos ainda não estão totalmente preparadas para isso; sabemos o que a pessoa com deficiência necessita, mas o mundo à nossa volta não”, conclui Claudia.

— — — — —
Horário de atendimento: Terças a sábados das 10h às 19h e domingos das 14h às 20h.
Endereço: Rua Walter Marquardt, 697, no bairro Barra do Rio Molha, em Jaraguá do Sul.
Redes sociais: Facebook e Instagram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s