Musicalização infantil: a arte de brincar e aprender

A música pode ser um aliado poderoso no processo de crianças e jovens abaixo dos 12 anos.

Yasmim Eble

A sala aconchegante localizada no terceiro andar da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes carrega muito mais do que cores vívidas em suas paredes e instrumentos de percussão no assoalho de madeira. O local é visto como mágico e inspirador para diversas crianças de idades que variam de seis meses até 12 anos. Aquele ambiente calmo, todas as terças e quintas, carrega a missão de mostrar um novo mundo e novas aventuras para os alunos. Esse mundo é ministrado pela Professora e Psicopedagoga Carolina de Almeida Coelho Wachholz, que em suas aulas cria um jeito novo de fazer seus alunos aprenderem brincando.  

Aplicando a metodologia Orff, Carolina usa dos instrumentos de percussão e do canto seus maiores aliados nas aulas. “Esse método usa a tática de deixar as crianças criarem suas próprias melodias e músicas, adquirindo assim ritmo ao seu corpo. Usando também desses recursos para fazer música como um meio de se expressar”, explica a Psicopedagoga que já está na área há mais de dez anos. Dentre cantorias e brincadeiras, Carolina tenta seguir um cronograma com suas atividades, no entanto, procura sempre ensinar novas técnicas e músicas para seus alunos que, apesar de pequenos, conseguem perceber as mudanças no ritmo de cada instrumento. 

As aulas se iniciam com todos cantando seus nomes. “Faço isso para que eles percebam que fazem parte deste conjunto. Eles precisam fazer parte de algo, mesmo muito pequenos, e este é o momento de agregar eles a esse espaço e iniciar a aula”, comenta Carolina que também é coordenadora do Núcleo de Educação Musical da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Junto do processo de aquecimento vocal, chegam às brincadeiras. Essas que estão presentes em toda a aula, trabalhando o som de animais, o ritmo e na hora das mudanças de notas musicais. Rodinhas de canto com chocalhos também criam um repertório adequado à criança e quase toda semana músicas novas são apresentadas a elas.  

Usando o corpo e a voz ao seu favor, Carolina guia seus pequenos alunos a aprender músicas do folclore brasileiro e até mesmo estrangeiras, que são levemente adaptadas para as crianças. Também são trabalhados relaxamentos e, por fim, a aula acaba com uma música de despedida em que os alunos se abraçam e agradecem. 

A influência da música no desenvolvimento de crianças

A música é uma das únicas artes que trabalha o desenvolvimento afetivo, cognitivo, linguístico e psicomotor ao mesmo tempo.  A criança já nasce com um ritmo, esse que vem desde a gestação, e essa parte vem de todo um processo da parte neurológica dela. Essa evolução passa pelo desenvolvimento de sentimentos, sensações e com o tempo a criança vai perceber os ritmos, movimentos e, assim, a musicalização da criança se inicia. Portanto, quanto mais se pratica, mais a criança vai criando novas habilidades e ficando mais sensível às artes. “Até os três anos as crianças ficam mais suscetíveis a abrir as suas áreas cerebrais. Se isso foi estimulado e bem trabalhado, essas áreas conseguem se desenvolver”, ressalta Carolina. 

O trabalho da musicalização para Carolina não é apenas focado em formar músicos. O real objetivo é formar um ser humano sensível às artes. “Musicalizar a criança é criar uma sensibilidade nela que nunca será deixada de lado, desenvolver sentimentos, e abrir o pensamento dela.”, finaliza a professora.  

A música tem esse papel, conectar todas as regiões em um único ato. Tem o poder de unir de forma afetiva pessoas e conectar diversas culturas. É emoção e esse é o principal objetivo da musicalização em qualquer idade, o poder de fazer a pessoa que a prática sentir. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s