Volume de Chuva em Blumenau e Região é metade do histórico dos últimos 30 anos nos meses de junho a agosto

Choveu apenas cerca de 150mm nos últimos três meses. Média histórica para o período é de um pouco mais que 300mm

Edemir Júnior

As chuvas abaixo da média verificada desde junho em Santa Catarina provocam estiagem por quase todo o estado. O boletim hidrológico divulgado na última quarta-feira (28), pela Epagri/Ciram, mostra uma situação mais crítica em 14 municípios do estado: Meleiro, Otacílio Costa, Palhoça, Alfredo Wagner, Blumenau, Chapadão do Lageado, Taió, São João Batista, São Martinho, São Carlos,Tangará, Concórdia, Camboriú e Rio Negrinho.

De acordo com o levantamento, as regiões do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, e Alto Vale do Itajaí registraram os menores valores de chuva nos últimos 86 dias. Esta condição de baixo volume de chuva, reflete na disponibilidade de águas nos rios Jacutinga, Tubarão, Camboriú, Cubatão do Sul, Peixe, Chapecó, Itajaí-Açú, Canoas, Canoinhas, Negro e Tijucas, que estão bem abaixo do normal.

Em Blumenau e região, choveu aproximadamente 150mm desde o último dia 01 de junho. Para se ter uma ideia, o mês de maio teve mais chuvas do que junho, julho e agosto, juntos. Foram cerca de 169mm de chuvas registrados no quinto mês do ano, de acordo com o alertablu. 

O inverno já é conhecido por ser uma época do ano bastante seca, mas em 2019 está sendo pior que nos últimos tempos. Segundo o Climatempo, a média dos últimos 30 anos em Blumenau, durante os meses de junho, julho e agosto, é de 97mm, 122mm e 100mm, muito acima dos cerca de 150mm que choveu juntando os últimos três meses, em 2019.  
Não à toa, segundo dados do alertablu, na última sexta-feira (30), o rio Itajaí-Açú está com 40cm de altura.

Previsão indica chuva para os próximos dias

Apesar do calor registrado neste final de agosto, está prevista a chegada de uma frente fria que trará chuva a Santa Catarina. Segundo a Epagri/Ciram, há indicativo de chuva e temporais isolados, nos primeiros três dias de setembro, com valores mais significativos no Litoral e áreas próximas devido a um cavado (área alongada de baixa pressão). 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s