As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde de Santa Catarina
Júlia Beatriz
A partir desta segunda-feira (03), a vacina contra a gripe está disponibilizada para toda a população de Santa Catarina. As informação foi divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive- SC), na última quinta-feira (30).
De acordo com a Dive – SC, as vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde do estado, sendo que não serão enviadas mais doses aos postos, apenas será oferecido o que restou da Campanha Nacional de Vacinação.
Santa Catarina tem um percentual de 77,71% de adesão à vacina da gripe, conforme o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), tornando o valor distante da meta de 90%. Ainda, segundo dados do Ministério da Saúde, o estado tem o oitavo pior índice de adesão à vacina, com 1.490.109 doses aplicadas.
Entre o percentual de adesão, estão o público-alvo no estado, que se vacinou até o dia 30 de maio. A escolha dos grupos prioritários é feita por uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Cobertura da vacina no público-alvo:
Crianças (6 meses a menores de 6 anos): 71,17%
Gestantes: 66,76%
Trabalhadores da saúde: 67,83%
Mães até 45 dias após o parto:86,62%
Povos indígenas: 87,80%
Idosos com 60 anos ou mais de idade: 95,09%
Professores: 84,67%
Portadores doenças crônicas e condições especiais: 66,10%
População privada de liberdade: 59,16%
Funcionários do sistema prisional: 49,31%
Profissionais das forças de segurança e salvamento: 36,49%
Cobertura total: 77,71%
Blumenau
Em Blumenau, até o dia 30, foram aplicadas 79.421 doses da vacina, correspondendo a cerca de 71%, de um público total de 111.031 pessoas. Seguindo a instrução do Ministério da Saúde, o prefeito Mário Hildebrandt, orientou a Secretaria de Saúde de Blumenau (Semus), para que as vacinas em estoque ainda sejam disponibilizadas para a população.“Com a possibilidade de proporcionar a vacina para uma maior parcela da população esperamos reduzir a circulação do vírus e proteger ainda mais a comunidade”, afirmou.
Durante a campanha, a Semus abriu as salas de vacina dos sete ambulatórios gerais (AGs), com horário ampliado, até 20h30, também um sábado de vacinação nos AGs, além do Dia D já estabelecido. De acordo com o secretário de Promoção da Saúde da cidade, Winnetou Krambeck, foram disponibilizados mais horários para todos que possuíam direito tivessem acesso a imunização, porém, a meta não foi atingida. “Mas seguiremos com o trabalho para tentar proteger o maior número de pessoas da gripe e de outras doenças”, concluiu.