Além disso, cidade está em secsagésimo lugar no ranking nacional de saneamento básico
Edemir Júnior
O instituto Trata Brasil divulgou dados sobre o acesso à água por parte dos brasileiros. De acordo com a organização, 83,5% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada. No entanto, ainda há cerca 35 milhões de pessoas sem o acesso a esse serviço básico no país.
Já no estado de Santa Catarina, quase 89% da população possui o abastecimento de água tratada. Com relação ao consumo de água, o estudo diz que a média brasileira é de 154,1 litros por habitante ao dia, número acima do recomendado pela ONU – 110 litros.
Uso Eficiente da água
Em 2015, os resultados da avaliação da oferta e demanda do abastecimento urbano de água indicaram que, dos 5.570 municípios brasileiros, 44,99% tinham abastecimento satisfatório, 45,80% precisam de ampliação do sistema de abastecimento e 8,47% precisam de novo manancial, de acordo com dados do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
No estado, 46,10% tinham abastecimento satisfatório, 46,78% precisam de ampliação do sistema de abastecimento e 5,76% precisam de novo manancial.
Em Blumenau, número é acima da média nacional
No ano de 1991, 77,29% dos moradores da área urbana de Blumenau tinham acesso à rede de água geral com canalização em pelo menos um cômodo do seu lar. Em 2010, o percentual passou para 92,31% – mais de 300 mil pessoas. No mesmo ano, 7,26% dos domicílios situados em aglomerados subnormais, que são mais conhecidos por favelas e seus afins, não tinham água canalizada, segundo dados do IBGE.
Já com relação ao saneamento básico, Blumenau vem melhorando cada vez mais e já apresenta 91,6% dos domicílios com esgotamento sanitário adequado, ficando na posição de número 60 no ranking nacional de saneamento básico, atrás somente da capital florianópolis no ranking estadual.