A importância de declarar o imposto de renda com antecedência

Especialistas atentam à necessidade de declaração do imposto de renda com precedência

Edemir Júnior

Já fez a declaração do seu imposto de renda (IR) 2019? O prazo para entrega vai até o dia 30 de abril, mas é bom não deixar para última hora.

Como regra geral, precisa declarar quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$28.559,70, rendimentos isentos, não tributáveis ou tributáveis exclusivamente na fonte superior a R$40 mil, e quem se mudou para o Brasil, em 2018.

De acordo com Marco Aurélio,  proprietário de uma empresa de contabilidade em Blumenau, é importante o contribuinte efetuar o quanto antes a entrega da declaração: “nós sugerimos que as pessoas entreguem a declaração mais cedo, para que mais rápido o contribuinte receba a sua restituição, que por si só já é um grande atrativo, para não deixar para última hora. Além disso, podem haver congestionamentos na rede da Receita Federal, que ocasiona em atrasos na entrega e, consequentemente, pagamento de multas”.

Mas existem também outros pontos significativos, que fazem com que a declaração feita de forma antecipada seja ainda mais relevante. “É importante não deixar para a última hora, pois as vezes o contribuinte não consegue tirar o extrato bancário, nem reunir toda a documentação necessária para fazer o abatimento dos valores e ressarcimento. Então, é interessante para você receber de volta o que pagou em excesso ou ter que ressarcir aqueles valores que porventura não foram descontados em folha e tem que repassar realmente para o governo”, explica Aline da Silva, professora de Ciências Contábeis.

Para fazer a declaração, os documentos são: comprovante de rendimento anual, a declaração de 2018, documentos pessoais, como CPF, título de eleitor e identidade, comprovantes de despesas e de residência, extratos bancários específicos de IR e FGTS, e comprovante de compra e venda de bens no ano de 2018.

Lembrando, o período de declaração do imposto de renda termina dia 30 de abril e mais informações podem ser conferidas diretamente no site da receita federal: www.receita.economia.gov.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s