Instituições que atuaram no desastre de 2008 foram homenageadas nesta quinta-feira

Taynara Schemes Macedo

Promovido pela Defesa Civil de Blumenau em memória à tragédia de 2008, o evento Blumenau Resiliente aconteceu hoje no Teatro Carlos Gomes e homenageou 22 instituições atuantes no maior evento climático socioambiental de Santa Catarina, além da apresentação dos maiores avanços alcançados nos 10 anos desde o desastre.

Estavam entre os homenageados o reitor da Furb João Natel e o Centro de Operação do Sistema de Alerta (CEOPS), representado pelo professor Hélio dos Santos. “Desde 1984 o CEOPS vem fazendo a sua parte como um setor da universidade que está vinculado a atividade de transmitir informação para a Defesa Civil e para a comunidade e se sente orgulhoso de participar desse tipo de ação”, comenta Hélio.

Autoridades estavam presentes na cerimônia, entre elas, o secretário da defesa do cidadão Carlos Olimpio Menestrina, o secretário de Estado de Infraestrutura Paulo França representando o governador Eduardo Pinho Moreira e o prefeito de Blumenau Mario Hildebrandt.

No evento também foi lançada a proposta do Centro de Memória dos Desastres de Blumenau, uma parceria entre a Universidade Regional de Blumenau e a prefeitura municipal através da Secretaria de Defesa do Cidadão. “O grande objetivo é manter a memória acesa do que são os desastres que nos assolam frequentemente, além de atuar para a conscientização da prevenção e do respeito aos limites da natureza e das leis que impõem uma ocupação correta”, explica o secretário Carlos Olimpio Menestrina.

Esta não foi a única atividade em memória à tragédia que desabrigou cerca de outras 5 mil pessoas em todo o Vale do Itajaí. 

Na última quarta-feira, dia 21, ao som da banda municipal, 33 alunos da escola Machado de Assis receberam o certificado de Agentes Mirins da Defesa Civil. Esta ação foi promovida pela Secretaria de Defesa do Cidadão para incentivar a comunidade na prevenção de catástrofes ambientais.

Para o secretário da defesa do cidadão, a tragédia de 2008 despertou a população para os riscos, mas depois de 10 anos ainda falta conscientização. “Nós ainda precisamos evoluir muito na conscientização e entendemos que fazer com que as crianças tenham os conhecimentos básicos de prevenção, mitigação e responsabilidade pode nos dar um amanhã melhor”, explica.

Durante o ano, os alunos participaram de atividades que simulam o enfrentamento de desastres, com o objetivo de aprender práticas de mitigação e prevenção. “Posso dizer que foram momentos de muito aprendizado, onde os nossos alunos tiveram a oportunidade de vivenciar situações e reviver momentos da tragédia de 2008, além de aprender a lidar com essas situações e ainda levar esse conhecimento para sua família e comunidade”, destaca Solange Eckelberg, diretora da EBM Machado de Assis.

O prefeito de Blumenau Mario Hildebrandt estava presente na solenidade e destacou a importância de conscientizar a população. “Nós podemos fazer todo o investimento que queremos, mas se a população e as crianças não tomarem consciência do seu papel de prevenir, se cuidar e de cuidar do próximo, nós não vamos atingir o nosso objetivo que é proteger as vidas e guardas nossa cidade”, aponta o prefeito.

Lista de homenageados na cerimônia Blumenau Resiliente:

23º Batalhão de Infantaria
3º Batalhão do Corpo de Bombeiros
Samu
10º Batalhão de Polícia Militar
3ª Delegacia de Polícia Civil
Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil (UFSC)
Centro de Operações do Sistema de Alerta (Ceops/Furb)
Jeep Clube de Blumenau
Moto Clube de Blumenau
Profissionais de imprensa (Assimvi)
Clube de Radioamadores de Blumenau
Instituições privadas
Voluntários dos Abrigos de Defesa Civil
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Associação Maçônica Palmeira da Paz
Paulo França, representando o governo estadual
João Paulo Kleinübing, prefeito em 2008
Luiz Henrique da Silveira (in memoriam), governador em 2008
Lions Clube
Rotary Club
Instituto Guga Kuerten
Sociedade civil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s