Conheça a história de três Youtubers da região

No Brasil, o Youtube é terceiro site mais acessado. Assim, o país é o segundo maior consumidor da plataforma, de acordo com dados da pesquisa feita pelo Media Lab da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Karoline de Souza

Com a popularidade dos Youtubers crescendo em todo o país, na região do Vale do Itajaí não é diferente. A palavra Youtuber caracteriza a pessoa que produz conteúdos em forma de vídeo para um canal do site, o qual já possui mais de 1 bilhão de usuários.  Grande parte dos usuários inicia na plataforma como forma de diversão e esse foi justamente o caso da indaialense Morgana Santana.

Com uma câmera na mão, um cenário sem graça e a vontade de falar em frente às câmeras, ela lembra que a sua história no Youtube começou quando tinha nove anos: “Com o intuito de fazer a diferença e inspirar pessoas, foi em 2010 que criei o meu primeiro canal onde compartilhava a minha vida cor de rosa. Até que um dia uma professora descobriu que eu gravava vídeos e mostrou para minha sala de aula, eu fiquei muito triste e exclui meu canal”, conta.

A jovem de 20 anos superou este momento e decidiu criar um novo canal, com o qual permanece até hoje. Em 2013 passou a ganhar forte repercussão e nesse tempo, aprendeu que caso focasse na opinião dos outros, ela só iria diminuir a sua felicidade e afastar-se de quem realmente é: “Eu amo gravar vídeos, faço isso com todo meu coração e com muito amor. Todos os dias recebo mensagens com carinho de garotas que dizem que eu ajudei elas na depressão, em situações ruins em casa ou até mesmo por simplesmente fazer alguém feliz. Faço isso involuntariamente, sem perceber e com toda certeza do mundo é a minha maior motivação”, declara Morgana.

Para ela, o Youtube permite a interação e conhecimento de pessoas de todo o mundo, além de estimular pessoas tímidas a terem coragem e espontaneidade para conversarem: “Tem espaço para todo mundo. O público pode assistir várias pessoas ao mesmo tempo e se identificar com vários Youtubers diferentes”.

O canal de Morgana possui 1.494.993 inscritos e aborda questões sobre beleza e entretenimento. (Foto: Arquivo pessoal)

NÃO É SÓ MAQUIAGEM, RELACIONAMENTOS E MODA

Há jovens que não abordam os assuntos mais tradicionais. Quem encontrou um meio de falar sobre assuntos deste universo e incentivar outras pessoas a terem mais comunhão com Deus, é Alana Gabriele Raiser. Desde que conheceu Jesus aos 12 anos, o seu maior sonho foi ser missionária, mas como vivia no próprio mundo, não conseguia colocar em prática. Ela conta que resolveu orar e pedir orientação de Deus, que levou-a criar seus perfis nas redes sociais.

Alana possui 507.024 incristos, aposta em vídeos descontraídos e dinâmicos, com reflexões bíblicas voltadas para o público adolescente. (Foto: Arquivo pessoal)

Em outubro de 2015 criou um canal no Youtube, o Cristão Declarado. De forma inesperada, o seu canal cresceu e Alana foi se sentindo realizada e feliz, especialmente pela chance que Deus lhe deu para tornar-se missionária, tanto nas redes sociais quanto fora delas. A partir desse momento, viajou para vários lugares do Brasil e fora dele, para espalhar o amor de Jesus: “O que me motiva é o amor a Cristo, meu amor pelas pessoas que são alcançadas pela luz da verdade e as que ainda precisam ser. Tudo isso é um sonho realizado, eu nunca imaginei que poderia crescer e alcançar tanta gente, e isso é imensurável para mim”, declara a Youtuber rodeense.


A jovem conta tem recebido diariamente dezenas de mensagens e e-mails de pessoas que foram transformadas pela palavra de Deus: “As pessoas me dizem que sentiram o Senhor falando diretamente ao seu coração através de um vídeo. E ele é maravilhoso por isso, morreu por mim, me ama com amor infinito e inexplicável”.

Para ela, a ideia de criar seus próprios vídeos deve ser levado a sério, já que a sua imagem está ali, seus pensamentos e seu caráter. Especialmente, quando a pessoa se torna uma influência e a responsabilidade é enorme, muitos seguidores o veem como um ponto de referência, mas se esse “ponto de referência” não conduzir para um bom caminho, não tem valor.


A quantidade de testemunhos que recebe, vidas transformadas e alcance das mensagens supera qualquer comentário ruim ou deslike do seu canal. Com imensa felicidade em Deus, usando-a de alguma forma para alcançar amor e salvação a quem deu sua própria vida, tem feito Alana ter pés na terra e olhos no céu até o fim.


VENCENDO A BARREIRA DA TIMIDEZ

Vencer a timidez não é uma tarefa tão simples, mas quem aprendeu como dominá-la é Djeovana Dombrowicz, de Guaraminrin (SC). Desde pequena gostava do mundo feminino, de se comunicar em frente às câmeras e em específico do Youtube, por isso criou um canal que possibilitou transmitir o que sabe em curtos vídeos. “Como fazer vídeos é um hobby, a minha motivação é cada vez melhorar no que eu adoro fazer, para orgulhar a minha família e amigos. É um ciclo trabalhoso e muito divertido”, afirma a jovem.

Djeovanna possui 2.682 inscritos e diversifica seus vídeos desde tutoriais à grande momentos, como eventos. (Foto: Arquivo pessoal)

A adolescente de 17 anos, revela que tem muita admiração pela Youtuber e atriz Maísa Silva, já que é conhecida pela TV desde pequena apresentando programas, mas que não perdeu a sua simplicidade: “Nos vídeos da Maísa, podemos ver um pouco da sua vida e da simpatia, ela é muito extrovertida”.


A plataforma serve para acesso à diversos meios de conhecimentos e Djeovana pretende movimentar mais o seu canal no final do ano, já que com a correria do cotidiano e falta de tempo, acaba não dando tanta atenção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s