Mercado de produtos orgânicos

A cidade já possui várias opções para quem busca uma alimentação livre de agrotóxico

Júlia Gabriela Vanderlinde

O Brasil é o país que mais usa agrotóxicos e pesticidas no mundo, e, com a aprovação da Lei 6299/02, neste ano, conhecida, também, como a PL do veneno, isso tende a aumentar. Por outro lado, o mercado de produtos orgânicos no país tem crescido rapidamente, tornado-se uma tendência entre quem busca uma alimentação mais saudável e equilibrada. 

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil conta com 17 mil entidades produtoras de orgânicos registradas. Blumenau, por sua vez, também tem um mercado em constante crescimento. O município possui produtores de orgânicos e até restaurantes que disponibilizam esses produtos em seus cardápios. 

Pelo fato de não usarem produtos químicos sintéticos prejudiciais para a saúde humana, se diferenciam dos demais. A nutricionista Luana dos Santos explica que a produção de orgânicos está muito ligada ao meio ambiente e a saúde humana. “Um alimento orgânico é um alimento produzido sem a utilização de agrotóxicos e de forma natural e equilibrada, visando o respeito ao meio ambiente e consequentemente a qualidade do alimento”, afirma. 

Além disso, o que torna o orgânico distinto é a sua forma de produção. “ O processo é muito mais manual e é diferente desde o plantio até a colheita”, explica Jucilene Jorge, Auxiliar administrativa da Chácara do Salto, uma das produtoras de alimentos orgânicos de Blumenau, que já está no mercado faz quatro anos, e produz folhas, legumes, ervas e frutas da estação, além de realizar entregas em restaurantes, mercados e também, para o consumidor final. 

Alimentos desse segmento, geralmente, recebem um selo que comprova que ele é legitimamente orgânico.  Para se receber o selo é necessário muito cuidado na produção, seguindo uma série de padrões  passados pelas empresas certificadoras, que fazem visitas regularmente. “ Tudo o que é produzido aqui tem que ser de forma natural, a certificadora não aceita nada que não seja de acordo com o padrão que eles pedem”, explica Jucilene.  

Por conta de a produção de orgânicos exigir mais cuidados que a convencional e a produção ainda ser pequena na cidade, ter um restaurante totalmente orgânico ainda é uma realidade um pouco distante em Blumenau. O Pedeverde Helthy Food é uma das opções na cidade. O buffet do restaurante usa ingredientes orgânicos  como folhas, cogumelos, flores e alguns legumes e ainda possui uma horta com ervas e temperos. “É muito difícil ainda utilizar produtos orgânicos industrializados, pelo fato de Blumenau ser uma cidade pequena, diferente de outras grandes cidades que oferecem muito mais opções e ainda que encontrados aqui, o preço seria muito elevado o que se tornaria  um pouco inviável”, comenta Carlos Hering Filho proprietário do restaurante. 

Outra dificuldade, recorrente de utilizar orgânicos em restaurantes é por ser um produto que demora mais para crescer e se desenvolver e nem sempre estará disponível. Fransueli Paquer Sansão, chefe de cozinha do Pedeverde explica que essa é uma das maiores complicações para inserir os produtos orgânicos no buffet. “Eu não poderia  ter todos os dias no meu buffet cenouras orgânicas, porque nem sempre o produtor vai poder me oferecer”, conta. 

Claudemir de Lima responsável pela lavoura da chácara comenta que esse crescimento mais rápido acontece pelo o uso de fertilizantes químicos. “Por exemplo, o alface orgânico demora  de 20 a 25 dias para começar a ser colhido e o convencional com 12 dias já está sendo feita a colheita, tudo isso acontece pelo o uso de produtos químicos como adubos que aceleram toda a produção”, relata. 

Por conta disso a produção de orgânicos é toda controlada e exige um planejamento desde a quantidade de consumidores até mesmo a quantidade necessária para produzir semanalmente. 

Atualmente, segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Ministério da Saúde – Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), uma pessoa consome cerca de sete litros de agrotóxicos por ano e as doses causam problemas de saúde, até mesmo câncer, além de prejudicarem o solo. Dessa forma, os alimentos orgânicos beneficiam o meio ambiente e também à  saúde.  “Pelo motivo de serem naturais, são considerados mais saudáveis, visando a melhor qualidade de vida e saúde do consumidor final. Além de serem livres de produtos químicos e hormônios os mesmo são mais saborosos e ricos em nutrientes”, afirma Luana. 

Para Fransueli, que é formada em gastronomia,  usar o produto orgânico como ingrediente proporciona uma experiência diferenciada e muito mais saborosa. “O orgânico é sempre melhor. Eu gosto muito dele porque tem muita coisa que não é padrão, como cores e formas diferentes é um produto totalmente diferenciado”, diz. 

Nos últimos anos, esse mercado tem crescido, até mesmo na procura, porém ainda está longe de ser uma realidade da população de Blumenau. Tanto para Fransueli quanto para Luana, os preços mais elevados são um dos principais motivos para a população de fato não aderir esse hábito. “Por possuírem um custo maior do que os alimentos convencionais, ainda há uma certa resistência na população em incluir em seu consumo habitual”, analisa a nutricionista.  


Luana, por sua vez, concorda e  acredita que é necessário a conscientização e a educação nutricional na população. “Gastar hoje, para prevenir gastos desnecessários futuros, investir na saúde para a prevenção de doenças posteriores.  Assim, aos poucos, a população vai aderindo a esses hábitos com pequenas mudanças no dia a dia, que vão desde optar pelos restaurantes com produtos orgânicos ou até mesmo fazendo pequenas substituições  diárias, que já fazem a diferença e tornam cada vez mais em evidência os produtos orgânicos aqui em Blumenau e região”, conta.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s